5 dicas para fazer uma instalação elétrica segura

5 Dicas para fazer uma instalação elétrica segura

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Quando o assunto é instalação elétrica, falar de cuidados essenciais nunca é demais. Isso porque, as consequências de uma instalação mal executada são muitas, e os perigos imensuráveis. Portanto, entender os principais conceitos de segurança envolvidos na elaboração de uma instalação elétrica de qualidade pode ser o diferencial de um profissional eletricista bem preparado, além de esse ser o ponto crucial. Este é o ponto crucial para fazer um trabalho durável que não necessite manutenções constantes evitando transtornos contínuos, até mesmo falta de segurança ao usuário.

Monte um projeto elétrico

Um projeto elétrico é a representação gráfica de todas as instalações elétricas em uma residência, fábricas ou espaços comerciais. O segredo para iniciar de forma correta uma instalação elétrica está na planta baixa, onde se definem os locais que serão colocados as tomadas, interruptores, pontos de iluminação, quadros de distribuição, circuitos elétricos. É isso mesmo: no projeto é onde se define a quantidade, cores, bitolas e tipos de cabos que serão usados. 

Também é ali que se observa a distância segura desses cabos elétricos, encanamentos que passam água, por exemplo. É sempre importante ressaltar que na hora de avaliar e criar um projeto elétrico, os detalhes nunca devem passar despercebidos.

Instalação elétrica Projeto elétrico Famatel Brasil

Qual a importância de uma instalação elétrica de qualidade?

O principal motivo de se preocupar com os detalhes de uma instalação elétrica é oferecer segurança a todos os moradores de uma casa ou os colaboradores de um espaço corporativo, seguindo os padrões pré-definidos pelos órgãos responsáveis.

Em segundo lugar, a preocupação com a instalação elétrica é importante para facilitar a vida de quem utiliza o espaço, considerando também as ferramentas e máquinas que serão utilizadas.

Em um ambiente industrial, é necessário ter ainda mais atenção no dimensionamento dos cabos e locais onde serão instalados, pois, como serão utilizados equipamentos que consomem muita energia, fica mais fácil de dar algum problema se a instalação não for realizada corretamente, podendo gerar até mesmo grandes incêndios. Sabendo de como cada um desses aspectos devem ser considerados, o próximo passo é partir para a ação. Para isso, separamos 5 dicas essenciais para você seguir na hora de fazer uma instalação elétrica segura.

Eletricista em instalação elétrica

1- Não tenha pressa ao analisar a planta da casa

Como falado anteriormente, é na planta que o eletricista cria todo o projeto elétrico e é lá que ele vai identificar os pontos ideais para instalação, com uma distância estratégica de locais perigosos e instalações suficientes. Vale ressaltar também que essa tarefa é sempre destinada a um profissional capacitado, que fará o dimensionamento da carga elétrica, identificar as especificações e quantidade de circuitos, a quantidade e capacidade dos disjuntores e diversos outros assuntos relevantes.

2- Use tubos e conexões de qualidade

Nesse quesito, é necessário ter sempre material de qualidade, pois são os materiais que estão mais próximos dos cabos, devendo assim evitar que o cabo sofra algum dano ou cause algum acidente. Com relação ao material, vai depender da instalação, pois em uma residência, o material mais indicado é o corrugado de PVC. Mas se for pensar em um ambiente industrial, o ideal será um eletroduto mais resistente, como o de metal, para se ter uma maior resistência mecânica, protegendo os cabos com maior eficiência.

3- Evite fazer emendas

Evite fazer emendas, pois nunca será tão bom quanto um cabo sem emendas. Mas se necessário, faça um serviço de qualidade para evitar problemas na instalação, como choque elétrico, fuga de corrente elétrica, aquecimento dos cabos, entre outros. Lembre-se também de isolar bem o local da emenda, pois isso é primordial para manter a segurança.

Opte por utilizar extensões próprias para sua aplicação, como os rolos de extensão industriais IP67 fabricados pela Famatel Brasil, próprios para aplicação em indústria e construção civil, ou as extensões, ou a linha de extensões Famatel Home para uso doméstico.

4- Siga as instruções contidas nas normas

Existem diversas normas que visam garantir a segurança no ramo da eletricidade, dentre elas podemos citar a NBR5410, NR10, NR12. Essas regras existem por um motivo e o principal deles é fornecer a maior segurança tanto para o eletricista como para qualquer pessoa que possa usar ou se aproximar de uma instalação elétrica. Seguir essas recomendações extremamente necessário, não fuja a regra.

Confira aqui as todas as regras da ABNT que vão garantir a sua proteção

5- Cuidado com a desatenção e pouco causo

Pequenos erros em instalações elétricas podem ser fatais. Dê atenção em cada procedimento e não ignorar os detalhes é o que torna o profissional diferenciado e garante a segurança de todos os envolvidos. Pois, todo detalhe, por menos que seja, é importante para garantir uma instalação segura e de qualidade.

Gostou deste artigo? Inscreva-se em nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

3 respostas para “5 dicas para fazer uma instalação elétrica segura”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.