5 tendências de energia para os próximos anos

5 tendencias de energia sustentavel

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

O mercado global de energia está em constante transformação e novas tendências estão surgindo, visando contribuir com o meio ambiente, com os consumidores finais e com a economia.

Essas novas tendências incluem a transição energética que o Brasil e todo o mundo está passando, aderindo progressivamente às energias sustentáveis como a fotovoltaica e eólica, mas também várias outras.

Se você deseja saber quais são essas tendências do setor e mercado elétrico, continue lendo o texto!

5 Principais fontes de energia renováveis

Energia Fotovoltaica

A energia fotovoltaica, também conhecida como energia solar, já existe e sua demanda sobe cada vez mais.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entre os anos de 2018 e 2021 o número de potência instalada desse tipo de energia cresceu quatro vezes no país.

Além disso, atingimos a marca de 10 gigawatts (GW) de potência operacional de energia solar.

Com isso, o Brasil ocupa a 14ª posição no ranking de maior capacidade instalada de energia solar, elaborado pela Agência Internacional para Energia Renováveis (Irena).

Usinas solares Placas fotovoltaicas

Tendência de energia que visa sustentabilidade.

Essa tendência de aumento na capacidade de geração de energia e o crescimento na demanda tem um motivo.

O uso de sistemas fotovoltaicos, além de ser econômico, é um meio sustentável de energia, pois reduz a quantidade de CO₂ emitida na atmosfera, impactando positivamente para o meio ambiente.

Por fim, vale destacar também que com a constante transformação que o mercado de energia solar está passando, a tendência é que o custo diminua, trazendo mais economia na conta de luz dos consumidores.

Diminuição dos custos de geração de energia sustentável

Uma tendência muito forte para os próximos anos é a queda nos custos para geração de energia renovável, como a energia fotovoltaica e eólica.

Ao compararmos as despesas para construção de novas usinas de energia renovável com as de energia fóssil, as renováveis saem na frente, tendo custos menores.

Em vários países é mais barato investir na instalação e geração de energia renovável do que na energia fóssil. E essa realidade promete tomar conta de todo o mundo.

Essa revolução de energia onde o mundo se encontra e a tendência na diminuição desses custos foi destacada pelo relatório internacional Statkraft Baixas Emissões — Cenário 2020, desenvolvido pela Statkraft.

Descarbonização

Um movimento que vem acontecendo em todo o mundo é a necessidade de redução de emissão de carbono nos mais diversos processos e setores, principalmente no de energia.

Dentre os vários países que contribuem para isso podemos destacar a Noruega, que já tem um sistema de energia livre de emissões.

A redução de CO2 também já está ocorrendo no Reino Unido, Estados Unidos e na União Europeia, locais em que o fornecimento de energia por carvão, por exemplo, está reduzindo, dando lugar a fontes de energia sustentáveis.

Como uma das tendências de energia para os próximos anos é o aumento global no uso de energia solar fotovoltaica, consequentemente outra tendência é, então, a descarbonização.

Diminuição dos gases e do uso de hidrogênio na energia

Outro fator importante na descarbonização citado pelo Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050) é o uso do hidrogênio e amônia.

Existem alguns setores da economia, como fertilizantes, siderurgia, papel e celulose, e transporte marítimo em que não é possível eletrificar facilmente.

Só no ano de 2019, eles foram responsáveis por mais de 25% das emissões no mundo todo de gases de efeito estufa.

Ou seja, apesar desses setores serem considerados essenciais na economia, para o meio ambiente eles são prejudiciais.

É nesse contexto que o hidrogênio (renovável) e a amônia podem ser inseridos, pois são soluções climáticas atraentes 

O estudo da Statkraft citado neste texto, afirma que o hidrogênio livre de emissões vai cobrir 6% da demanda total de energia final no mundo todo até o ano de 2050.

Sendo assim, a tendência de descarbonização no setor elétrico mundial é certeira!

Diversificação das matrizes energéticas

A diversificação de matriz energética é não depender apenas de uma fonte de energia, e essa busca por diferentes alternativas é uma tendência que veremos constantemente ao longo dos anos.

Imagine uma cidade depender apenas de energia solar ou apenas energia eólica. É um risco, inclusive, para a economia local.

Por isso, se faz necessária essa diversificação, evitando a dependência já que existem mais opções, que, em geral, se complementam. 

Usina eolica em mar aberto

Diversificação energética nos períodos de estiagem

Fundamental principalmente em períodos mais secos. Dessa forma, as hidrelétricas ficam com menos água em seu reservatório.

Mas na diversificação das matrizes energéticas, há outras fontes como a biomassa de cana-de-açúcar ou a fonte solar.

Sendo assim, novas tecnologias e mais eficientes estão surgindo, como usinas híbridas.

Aumento na adesão de Inteligência Artificial (IA)

O uso de inteligência artificial (IA) na tomada de decisões e melhoria de processos é algo que já vem acontecendo em quase todos os setores, e no de energia isso não é diferente.

O uso de IA pode ser apontado como uma tendência neste setor, pois novas formas de implementá-las estão sendo estudadas, desenvolvidas e personalizadas.

A IA possibilita, por exemplo, ir além da compra e venda de energia, usando os dados obtidos por essas inteligências no desenvolvimento de produtos específicos.

Outro exemplo que podemos citar é algo que já acontece. Hoje, os consumidores podem acompanhar seu consumo em tempo real, prever os custos com energia e gerenciar melhor os seus gastos, graças a inteligência artificial.

Conclusão

Como você viu, todas essas tendências de energia esperadas para os próximos anos no Brasil e no mundo já estão ocorrendo, mesmo que ainda de forma gradual e devagar.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor o panorama do futuro de energia do mundo!

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.