Caixa de passagem: para que serve e quando usar no projeto.

Caixa de passagem para o que serve e quando usar no projeto

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Você sabe o que é e para que serve a caixa de passagem elétrica? 

Esses componentes são de extrema importância em qualquer instalação residencial, não apenas pela organização, mas também pela segurança e qualidade que oferecem.

Quer saber mais sobre o assunto? 

Então, continue conosco, pois, neste artigo, mostraremos o que é caixa de passagem, conheceremos qual é a sua utilidade e quando ela deve ser utilizada no projeto de instalação elétrica. Vamos lá?

O que é uma caixa de passagem:

A caixa de passagem é um componente elétrico amplamente utilizado nas construções, que serve para passar os cabos e fios de eletricidade, fazer a ligação dos fios aos interruptores ou tomadas, ou para realizar pequenas medições e análises para possíveis manutenções corretivas.

Há dois tipos principais de caixas de passagem, os de embutir e os de sobrepor. Basicamente, os modelos de sobrepor podem ser facilmente visualizados e abertos, são amplamente utilizados na indústria. Geralmente são instaladas para facilitar a instalação de tomadas e conexões que sejam necessárias futuramente. 

Os modelos de caixa de passagem de embutir, tem a mesma função dos modelos de sobrepor, porém oferecem um acabamento mais discreto, são geralmente utilizados na construção civil.

Quanto ao material, os modelos de caixa de passagem industriais da Famatel são fabricados em ABS e possuem grau de proteção IP55 ou IP65, oferecendo grande proteção contra penetração de partículas sólidas e líquidas. Elas possuem também grau de proteção IK08, tendo uma alta resistência contra impactos.

Para que serve uma caixa de passagem:

Agora que já sabemos o que é, veremos para que serve a caixa de passagem em uma instalação elétrica.

Esse é o equipamento responsável por assegurar a passagem e garantir o acesso às redes elétricas, de forma que a fiação se adapte ao ambiente da instalação e mantenha a organização e segurança do ambiente.

Essa caixa protege as terminações internas, evitando o contato dos cabos com agentes externos, por exemplo, poeira ou umidade. Os fios protegidos mantêm as pessoas, crianças e animais domésticos afastados da passagem elétrica ativa, prevenindo acidentes.

A caixa de passagem também serve para organizar a distribuição de fios e cabos quando é necessário mudar o seu direcionamento, permitir o acesso à instalação elétrica ou derivar uma instalação para outros ambientes, facilitando sua posterior manutenção.

Também há a possibilidade de realizar testes e inspeções de funcionamento dos cabos e/ou equipamentos ligados à caixa de passagem externa.

Quais são os tipos de caixa de passagem:

Há várias categorias de caixa de passagem no mercado, são variações de modelos de embutir ou de sobrepor, as caixas de sobrepor da Famatel contam com a vantagem de oferecer entradas pré-furadas para cabos e conectores. Além de tampa e parafusos imperdíveis para garantir uma instalação segura e limpa.

Caixa de passagem Acqua Box

1- Caixa de passagem de embutir 

A caixa fica embutida na parede. São mais comuns nas residências, utilizadas principalmente para tomadas e interruptores.

Caixa de passagem de embutir Famatel Home.
Caixa de passagem de embutir Famatel Home.

2- Caixa de passagem de embutir no teto

Mais utilizadas para instalações elétricas de iluminação e ventilação de teto, ficando embutidas no teto.

Caixa de passagem para embutir no teto Famatel Home.
Caixa de passagem para embutir no teto Famatel Home.

3- Caixa de passagem com espelho cego

São caixas utilizadas exclusivamente para a passagem dos fios condutores e instaladas na parede.

Caixa de passagem com espelho cego Famatel Home.
Caixa de passagem com espelho cego Famatel Home.

4- Caixa de passagem com tampa parafusada

Outro modelo de caixa de passagem de embutir na parede, utilizado apenas em pontos de emenda e derivação dos fios, ou na separação de tubulações elétricas.

Caixa de passagem com tampa parafusada Famatel Home.
Caixa de passagem com tampa parafusada Famatel Home.

5- Caixa de passagem de sobrepor

Essas caixas não são embutidas, mas sobrepostas à parede quando as paredes já estão prontas e rebocadas. Dessa forma, não é necessário quebrá-la.

Caixa de passagem de sobrepor Famatel Professional modelo com parafuso 1/4 de volta.

Quando utilizar:

As caixas de passagem podem ser utilizadas nos mais diversos projetos de instalação elétrica, garantindo segurança e qualidade. Elas estão presentes em projetos residenciais, comerciais e industriais.

Segundo a Norma 5410, sua utilização é obrigatória em certas partes do projeto. Além do uso obrigatório, ela pode ser utilizada em situações onde seja necessária maior segurança.

Por exemplo, locais onde a fiação não possa estar exposta, para evitar choques elétricos ou onde haja fiações que correm o risco de superaquecer, evitando, assim, o risco de incêndios.

Em resumo, é sempre bom utilizar as caixas de passagem para evitar riscos futuros.

Planta elétrica

Onde é obrigatório utilizar:

A instalação de caixa de passagem elétrica nas obras e construções é regulamentado segundo a Norma Brasileira Regulamentadora 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, responsável pela regulamentação referente à utilização de eletrodutos e caixas de passagem.

Por isso, é fundamental que o responsável pela obra esteja atento às situações onde é exigido a instalação das caixas de embutir, garantindo que elas estejam presentes ao menos nessas situações a seguir:

  • O uso da caixa de passagem elétrica é obrigatório em pontos de emenda ou derivação de condutores;
  • Também é obrigatório instalar as caixas de passagem do tipo correspondente em pontos de tubulação onde há entrada ou saída de condutores (exceto nos pontos de transição para a linha em eletrodutos);
  • As caixas de passagem também têm o seu uso obrigatório na segmentação de tubulações.

Vantagens da utilização:

As caixas de passagem elétricas oferecem muitas vantagens quando são utilizadas nos projetos.

Uma das vantagens é a possibilidade de reparo e manutenção de forma mais ágil, já que os fios estão reunidos em um único ponto, o que facilita o acesso ao eletricista.

A centralização dos fios em pontos de fácil acesso, permitindo uma melhor organização da instalação elétrica, o que também auxilia em futuras manutenções na instalação.

O seu uso também ajuda a preservar a vida útil dos cabos por mais tempo, já que eles ficam ocultos, longe da ação de agentes externos.

Como instalar uma caixa de passagem elétrica:

A instalação deve ser feita de modo que facilite futuras manutenções e garanta a continuidade elétrica.

Se não for estipulado no projeto, as caixas de passagem devem ser instaladas a 30 cm do piso acabado.

As caixas de passagem devem ser instaladas mantendo a horizontalidade, em perfeito alinhamento e nivelamento com a parede e entre si. A distância entre as caixas deve seguir as regras da Norma 5410.

Os olhais das caixas devem ser removidos apenas nos pontos de conexão entre elas e os eletrodutos.

As caixas de passagem de embutir em elementos de concreto devem ser fixadas rigidamente, de modo que não ocorram deslocamentos.

Uma dica para instalação das caixas de passagem é a utilização de ferramentas apropriadas, você pode utilizar uma parafusadeira com serra copo ou brocas escalonadas para as furações na caixa e fixação do eletroduto.

Após a instalação, as caixas de embutir devem ser protegidas contra o cimento, massa e poeira da obra.

Conclusão

Vimos neste artigo que as caixas de embutir elétricas são de extrema importância para o projeto elétrico de uma construção. Elas são uma ferramenta-chave para auxiliar toda instalação elétrica, permitindo a visualização e manutenção. Além de, evitar possíveis incidentes de contato com indivíduos e agentes externos e contribuindo com o acabamento estético do ambiente.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.