Como as grandes empresas mundiais estão montando suas fábricas?

Como grandes empresas mundiais estão montando suas fábricas

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Grande parte do sucesso de uma linha de produção passa pela montagem da fábrica.

Os tipos de layouts industriais otimizam a velocidade de produção, assim como reduzem o espaço fabril.

Mas, o que é um layout industrial? Qual a importância do layout de fábrica para uma organização?

Para descobrir todos os segredos, confira o texto a seguir!

O que é o layout industrial?

O que é o layout industrial

Layout industrial nada mais é que um arranjo físico da área de produção da empresa, distribuindo máquinas e pessoas da melhor maneira para melhorar a qualidade e a velocidade de produção.

Em outras palavras, chamamos layout industrial por projeto de montagem da fábrica, onde há o desenho no piso sobre onde ficarão todos os equipamentos, tomadas, esteiras, entre outros dispositivos. 

Antes de esboçar o layout é fundamental analisar o fluxo do processo de produção. Caso seja criado um layout ineficiente, toda a produtividade da empresa pode ser colocada em risco.

Benefícios do layout de fábrica

Qual a real importância do layout de fábrica para uma organização? Confira:

  • Economia de movimento: produtos complexos necessitam de um processo de fabricação longo. Ao elaborar um layout industrial sustentável, há a diminuição de distâncias entre os processos relacionados a produção;
  • Fluxo linear: você já viu uma linha de montagem de automóveis? Esse é o conceito de um fluxo linear: layout industrial sem paradas entre as operações ou com paradas mínimas;
  • Flexibilidade: quanto mais ajustável for um layout, mais fácil será de alterá-lo em caso de adaptações na linha de produção;
  • Integração: de nada adianta ter uma linha de produção eficiente se o setor logístico fica na outra ponta da fábrica, por exemplo. Por isso, o desenho deve integrar todas as operações relacionadas a produção, desde o recebimento da matéria-prima até a entrega dos produtos;
  • Otimização de espaços: ao posicionar colaboradores e máquinas corretamente, há a redução de tempo no deslocamento dos profissionais de um ambiente para o outro, principalmente em fábricas grandes;
  • Contenção de gastos: produzir em menos tempo significa reduzir as horas de produção e, consequentemente, aumentar a força de trabalho. Em resumo, o colaborador produz mais no mesmo período, o que reduz o valor de produção e aumenta a margem de lucro;
  • Minimização no risco de acidentes: verifique a Norma Regulamentadora NR-12 sobre a segurança de máquinas e equipamentos antes de elaborar um layout industrial adequado, principalmente dos tópicos 12.6 a 12.13;
  • Redução do lead time: também conhecido como tempo para rodar o ciclo de produção, um bom layout de produção pode diminuir o prazo desde o pedido do cliente até o recebimento do produto.

O que considerar ao escolher o tipo de layout para sua indústria?

O que considerar ao escolher o tipo de layout para sua indústria

Antes de escolher um tipo de layout de produção para a fábrica é imprescindível analisar três fatores sobre o produto: quantidade, variedade e categoria.

Quanto maior a demanda de produtos e maior a variedade de opções forem fabricados, mais vale a pena apostar em processos automatizados, já que irá produzir mais do mesmo produto em menos tempo.

Já se houver grande variedade de produtos e, simultaneamente, temporadas de fabricação, será necessário alterar o layout ao longo do ano conforme a demanda por produtos aumentar ou diminuir.

Inicialmente, devemos estudar o processo, ver como ele funciona, para só então decidir qual é a melhor opção

Em suma, o melhor layout de produção é aquele que se adéqua ao tamanho da demanda pelo produto e a oferta que a empresa pretende colocar no mercado.

Conheça as linhas de componentes industriais da Famatel disponíveis no Brasil.

Quais são os 4 tipos de layout industrial?

Na indústria, há 4 grandes layouts que as empresas estão utilizando para otimizar tempo e espaço. 

Veja a seguir:

Layout linear

Layout linear

Layout linear é um exemplo de layout para produção em massa, onde a fabricação de produtos ocorre em esteira, com o máximo de automação e baixíssima interferência humana.

Linhas de engarrafamento de bebidas e produção de embalagem em conservas são exemplos de layouts lineares.

Em resumo, esse layout não exige alteração frequente, mantém-se a produção em alta quantidade de um mesmo produto por longos períodos, em muitos casos, funcionando 24 horas.

Como dito acima, essa categoria de layout não permite grandes alterações, caso seja necessário fabricar outra categoria de produto e, além disso, necessita de alinhamento uniforme para manter a produtividade.

Layout funcional

Layout funcional

Determinados produtos não podem ser fabricados em uma linha de produção. Neste caso, há a implementação do chamado layout funcional ou por processo.

Em suma, layout funcional mantém equipamentos separados por categoria e dispostos na fábrica de modo que a matéria-prima, produtos pré-fabricados e os colaboradores possam se movimentar de maneira ágil.

O layout de uma empresa pequena é estruturado para ser funcional, já que, geralmente, pequenas fábricas trabalham com grande variedade de peças e produção sob encomenda.

A grande vantagem deste sistema de layout é a otimização dos investimentos em maquinário, já que cada setor pode trabalhar com um orçamento diferente. 

A grande desvantagem desse exemplo de layout, principalmente para grandes empresas, é o tempo de comunicação entre os setores, necessário andar grandes distâncias para tratar da fabricação do produto.

Layout celular

Layout celular

O layout celular é um híbrido entre layout linear e funcional, ou seja, uma mini linha de produção agrupada em células. 

Geralmente, os layouts em célula mais populares são em “U”, “V” e “L”, e enquanto permanece segmentada por setores, também seguem uma linha de produção.

Mas, na prática, para que serve layout industrial celular? Os outros dois layouts anteriores não conseguiriam cumprir a demanda de fabricação?

Sim, os outros dois layouts poderiam ser usados em detrimento do celular. Porém, com o celular é possível produzir mais categorias de produtos em alta quantidade, algo impossível no funcional e no linear.

Apesar das vantagens, o grande problema desse layout é que cada mini linha de produção agrupada em célula produz somente um produto, o que em uma empresa pequena pode não ser tão interessante.

Além disso, a estrutura de um layout celular é bem mais complexa que os outros dois modelos e, de certa maneira, demanda mais espaço físico.

Layout posicional

Layout posicional

Também conhecido como layout por posição fixa, no layout posicional são os equipamentos e colaboradores que se movimentam ao redor da estrutura fabricada.

Vale destacar que essa categoria de layout somente se aplica às empresas grande porte, ou multinacionais, justamente pelo alto capital social de entrada.

Como exemplos de layout posicional podemos citar a fabricação de aviões, navios ou grandes embarcações, onde as máquinas e colaboradores montam o produto em um local fixo.

Os principais destaques de vantagens do layout por posição fixa, são a não-movimentação dos produtos e possibilidade de terceirização da produção.

En quanto as principais desvantagens são, a impossibilidade de aplicação da sistemas de automação, produção em pequena escala e difícil gerenciamento do projeto

Em outras palavras, o bom andamento do projeto depende mais da expertise e comprometimento da equipe do que da qualidade do maquinário, apesar de, sem ele, ser impossível realizar a montagem.

Conclusão

Neste texto, você aprendeu o que são layouts industriais e qual a sua importância para a indústria atual.

Lembre-se: o processo de escolher um layout ideal é mais importante do que sua montagem e manutenção. Caso escolha o layout errado, toda a sua produção poderá ser prejudicada.

Por isso, pesquise todas as características do layout pesquisado e se ele se adéqua a empresa, sempre se lembrando de aspectos físicos e, principalmente, elétricos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tomada Speed PRO

CADASTRO DE PESSOA JURÍDICA PARA COMPRAS FATURADAS

Cadastre a sua empresa em nosso formulário para ter acesso a preços e condições de pagamento exclusivas.

Icone Famatel Global

Nosso site utiliza cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.