Dicas de instalação elétrica para Data Centers

Dicas de instalação elétrica em Datacenters

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Empresas que possuem um grande volume em banco de dados, precisam de um lugar específico para arquivá-los e processar grandes informações. E é por isso que essas empresas contam com um Data Center, com localização estratégica, com fácil acesso a redes de energia independentes, com proteção contra incêndios, e uma série de cuidados para que esse local colabore com as atividades diárias e não cause nenhum risco.

Até alguns anos atrás, os Data Centers eram construídos com graves erros de estrutura, como excesso de cobre instalado, sem estratégia para tornar o consumo de energia eficiente, sem flexibilidade, com falta de monitoramento, cabos com o objetivo de resolver apenas as demandas atuais, sem pensar no futuro. Hoje, os Data Centers precisam ser estrategicamente construídos com foco no seu desempenho, com sustentabilidade, refletindo no uso eficiente da energia elétrica e com a proteção que esse local e seus funcionários precisam.

Pensando nas demandas atuais, reunimos algumas dicas essenciais nesse artigo para o desenvolvimento de um projeto elétrico bem estruturado para Data Center.

via GIPHY

1- Use componentes elétricos confiáveis

Após o surgimento da norma ABNT NBR IEC 60439, o mercado recebeu os modelos de quadro TTA e PTTA. Os quadros TTA são testados em ensaios, inclusive destrutivos, para garantir que esteja de acordo com todas as normas e em perfeito funcionamento. Os quadros PTTA são usados em conjunto com os quadros TTA para atender alguma variação do projeto elétrico, como, por exemplo, fornece uma corrente elétrica diferente do quadro original para determinada função.

Instalação elétrica em data centers

 

Outras coisas importantes que precisam ser consideradas em quadros elétricos são: gerenciamento, rapidez de manutenção, proteção do sistema. Isso é essencial para monitorar como anda o consumo, a corrente elétrica, tensão e a distorção harmônica.

Conexões estáveis e seguras para garantir uma instalação confiável são indispensáveis em uma data center, para esses casos as tomadas IP44 da Famatel são ideais para garantir esta entrega de qualidade.

Tomadas industriais e plugues industriais industriais linha Speed PRO FAMATEL

2- Atenção à distribuição elétrica

Quando o assunto é o projeto elétrico de um Data Center, o cabeamento é uma das partes mais importantes. De acordo com a ABNT NBR 14705:2010, cabos elétricos não halogenados são os mais indicados e são usados “para instalações em caminhos e espaços horizontais e verticais com ou sem fluxo de ar forçado, ou em locais com a grande tráfego de público”.

Confira algumas nomenclaturas desses tipos de cabos:

  • LSZH / LS0H – LOW SMOKE ZERO HALOGEN
  • IH – ISENTOS DE HALOGÊNIOS
  • HF – HALOGEN FREE
  • NH – NÃO HALOGENADOS
  • LSHF – LOW SMOKE HALOGEN FREE
  • SHF1 – SMOKE HALOGEN FREE

Além disso, os cabos elétricos precisam terminar em tomadas elétricas com travamento mecânico, para garantir que elas não sejam desconectadas acidentalmente; também precisam ser padronizadas e instaladas conforme o projeto de utilização do Data Center. Todos os plugues, tomadas industriais e bases interblocantes da linha Speed PRO da Famatel são fabricados em ABS, material livre de halogênio,

Tomada industrial Famatel para instalação elétrica em data center
Tomada de superfície Famatel para instalação elétrica em data center

3- Estratégias para redução de falhas de energia

Em um Data Center, faltar energia pode ser algo fatal, já que atrapalha todos os processos do negócio que possuem sua base ali. Por isso, para desenvolver o projeto elétrico de Data Centers atuais, existem algumas maneiras que reduzem o impacto negativo causado por uma possível falta de energia. Existe um método chamado “coordenação seletiva”, em que o primeiro disjuntor a desligar é o que está mais próximo da carga. Nesse caso, um curto-circuito na carga desligaria apenas esse primeiro disjuntor, sem danificar ou interromper o funcionamento do processo restante.

Essa parte precisa ser incluída no projeto após a conclusão do diagrama unifilar do sistema de distribuição elétrica, com a escolha dos modelos de disjuntores e outros equipamentos que farão parte dessa proteção. No momento de escolher esses disjuntores, é importante considerar a corrente do circuito onde será instalado e a curva ruptura desejada. Pois, é conforme a curva de ruptura que saberemos qual disjuntor irá desarmar primeiro que o outro.

É importante lembrar que esse processo é complexo e exige extremo conhecimento técnico.

4- Monitoramento e gerenciamento

O monitoramento é essencial para o bom funcionamento de um Data Center, quanto mais variáveis estiverem sendo monitoradas, menor a possibilidade de algo sair do controle. Praticamente todos os itens do Data Center podem ser monitorados e gerenciados, como a temperatura, umidade, energia, acesso, iluminação, entre outros. Existem diversos tipos de produtos (hardware e software) que ajudam a monitorar as tendências de todas essas variáveis, enviando alarmes diretamente aos responsáveis via e-mail ou acionando alarmes sonoros, evitando assim que aconteça algo não desejado.

Essas são algumas das dicas para ajudar os profissionais nesse processo tão complexo e tão importante para uma empresa. Outras certificações e leis que regulamentam esse processo fazem parte de toda a instalação elétrica de um Data Center e não podem ser ignoradas. Atenção é a palavra-chave desse tema!

Gostou deste artigo? Inscreva-se em nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.