Eletricidade e água: saiba como proteger sua instalação da umidade e água

Eletricidade e água: Como proteger sua instalação da umidade e da água

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Todo eletricista sabe: a água é um grande condutor de energia, além de ser prejudicial para a conservação de elementos metálicos em uma instalação elétrica. Para lidar com isso, o profissional precisa evitar que a água e qualquer tipo de líquido chegue até essa infraestrutura, danificando os materiais utilizados, causando curtos-circuitos e podendo até causar acidentes.

A Famatel separou algumas dicas para fazer a sua instalação elétrica ficar protegida contra possíveis contatos com água e umidade, confira abaixo.

Tomadas e interruptores

As tomadas e os interruptores comuns que usamos nas instalações não podem ser os mesmos usados para infraestruturas externas, pois não possuem a proteção necessária. Então, como primeira dica, para uso externo, o profissional eletricista deve optar por tomadas e interruptores com grau de proteção IP superior, como por exemplo IP44 e IP67.

O grau de proteção é indicado pela sigla IP, que significa Índice de Proteção de determinado produto. Esse índice denomina a resistência e a adequação do produto para uso em ambientes internos e externos com condições variáveis. A linha Speed PRO Famatel é projetada para utilização em ambiente externo, fabricada com grau de penetração de partículas solidas e líquidas IP44/IP67 oferecendo a segurança ideal para aplicação em ambiente expostos à ação do tempo.

Plugue industrial Speed PRO FAMATEL IP67 Para eletricidade e agua

Outros dispositivos que precisam ser considerados: Painéis elétricos de potência, painéis de comando, caixas de passagens, motores, quadros de distribuição e até mesmo extensões.

O grau de proteção também é um fator extremamente importante que se aplica no caso dos painéis estanques e caixas de passagem, pois somente assim podem oferecer a devida proteção aos componentes elétricos e cabos utilizados na instalação elétrica.

Caixa de sobrepor Acqua 3908 T

As linhas de caixas de sobrepor Acqua e Acqua + da Famatel contam com grau de proteção IP65, assim como a linha de painéis estanques Magna, as duas linhas fabricadas em ABS, que também oferecem proteção UV. Além de oferecer um modelo fabricado em ASA com grau de proteção IP67. Conheça todos os produtos oferecidos pela Famatel Brasil.

Atenção aos conectores

Existem conectores no mercado que servem especificamente para proteger instalações elétricas contra os efeitos diretos e indiretos da água. Conectores de qualidade evitam que equipamentos falhem devido a corrosão ou algum tipo de infiltração, especialmente em casos de indústrias alimentícias que precisam manter uma limpeza impecável dos equipamentos, sendo necessário lavar com frequência os equipamentos.

Revise os cabos

Todos os cabos de instalações elétricas devem ser revisados regularmente e duas coisas precisam ser levadas em conta: possíveis variações de temperaturas e a vedação desses cabos, que precisam ser feitas com fitas e materiais de qualidade e estarem em perfeito estado. Emendas mal-feitas e improvisadas são altamente perigosas e ter penetração de partículas líquidas, o que causa estrago nos equipamentos e estruturas elétricas.

via GIPHY

Observe se há desarmamento de disjuntores com frequência

O desarmamento de disjuntores ou a queima frequente de fusíveis é um sinal de que as instalações elétricas estão sobrecarregadas e é necessário verificar a fiação. É um sinal de alerta!

O principal ponto a ser analisado na proteção de equipamentos e pessoas, é a isolação de partes vivas através de barreiras isolantes ou invólucros de proteção. Em instalações próximas a piscinas, espelhos d’água e fontes, a alimentação de energia deve ser de baixa tensão. Também é importante aplicar o dispositivo DR (diferencial residual), que protege pessoas choques elétricos.

Não se esqueça de seguir todas as orientações da NR5410, e em ambientes industriais, atente-se a NR10 e NR12 também!

 

Gostou deste artigo? Inscreva-se em nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.