O que você precisa saber sobre Grau de Proteção IP e Grau de Resistência Mecânica IK

Grau de proteção IP e Grau de resistência IK

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

O grau de proteção IP e o grau de resistência mecânica IK são informações importantes de se observar no momento de comprar componentes elétricos industriais, como motores, painéis e tomadas, por exemplo.

Esses dados seguem padrões internacionais para comprovar a segurança de um produto em relação ao contato com partículas sólidas e líquidas ou à resistência ao impacto.

Diante disso, se você quer saber exatamente o que é este grau de proteção, como ele funciona e qual é a sua escala, continue a leitura porque esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto.

Grau de proteção IP

O grau de proteção IP segue o padrão da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) para mostrar o quanto um produto resiste ao contato com partículas sólidas e líquidas, por exemplo, água e poeira.

Assim, se você já tem um espaço de instalação definido, é necessário avaliar os agentes externos presentes nele, para obter o IP necessário para os componentes elétricos oferecerem a devida segurança para o bom funcionamento e a durabilidade de uma instalação elétrica.

O maior IP que se pode atingir é o IP 68. Assim, todos os componentes elétricos com este grau de proteção apresentam um alto índice de proteção contra partículas líquidas e sólidas. 

Escala de grau IP

A classificação IP varia de 00 a 68. Cada número representa uma proteção a mais, seguindo os padrões internacionais.

Na tabela de proteção IP, o primeiro algarismo mostra o grau de proteção contra penetração de partículas sólidas. Já o segundo numeral indica o grau de penetração contra partículas líquidas e sua capacidade de submersão.

Assim, um equipamento com IP00 apresenta proteção nula contra qualquer partícula estranha. 

Em relação ao primeiro algarismo, o número 1 indica segurança contra partículas sólidas maiores do que 50 mm de diâmetro. Já o número 2 garante a proteção de partículas maiores do que 12 mm de diâmetro. 

Assim segue até o número 6, que, por sua vez, mostra um componente protegido até mesmo contra partículas de poeira.

Para o segundo numeral que representa a proteção contra partículas líquidas, o número 1 indica segurança contra partículas em queda vertical, enquanto o 2 protege contra partículas em queda com inclinação de até 15°. 

Tal segurança segue aumentando até o número 8, que garante a resistência à submersão.

É muito comum procurar essas especificações em tomadas industriais, as quais podem estar expostas a ação do tempo em ambientes externos. A Famatel Brasil oferece uma ampla linha de tomadas móveis, fixas, de embutir e com bloqueio mecânico em IP44 e IP67. 

Então realize um orçamento clicando abaixo.

➔ ATENÇÃO: Faça AGORA o orçamento para adquirir a TOMADA INDUSTRIAL SPEED PRO.

Resistência à água

Através desta classificação IP, é possível identificar a resistência à água de um componente elétrico.

Essa resistência ocorre quando o componente sofre influência de umidade sem ser danificado. Porém, isso não contempla casos de grande quantidade de água, como quando o objeto está submerso por um longo período de tempo em uma grande profundidade.

Geralmente, componentes elétricos com grau de proteção à água de 4 até 6 são considerados resistentes à água, suportando jatos potentes sem correr risco de ser danificados pela ação de partículas líquidas.

À prova d’água

Da mesma maneira, há os componentes elétricos à prova d’água. Nesses casos, o componente está seguro contra qualquer contato com partículas líquidas, podendo ficar, inclusive, submerso.

Para isso, o índice de proteção IP deve ser superior ou igual a 7

Esses componentes devem ser utilizados sempre que o ambiente da instalação elétrica exija. Somente assim é possível garantir uma instalação segura.

É válido lembrar que certos casos também exigem outras certificações. Quando falamos em um aparelho usado na praia, por exemplo, ele também precisa apresentar segurança contra salinidade e poeira.

Grau de proteção e sua importância na indústria 

Os graus de proteção de penetração e de resistência a impactos são um dos principais indicadores na montagem de uma instalação elétrica industrial. Assim, painéis de disjuntores e de tomadas, quadros de comando e tomadas industriais devem seguir à risca a necessidade do ambiente.

Para as tomadas industriais são duas possíveis aplicações, IP44 e IP67, conforme disponível na linha de tomadas speed PRO. São mais de 200 modelos com variações de aplicação móvel, para embutir e sobreposição.

As caixas de sobrepor para montagem de painel de tomadas, por exemplo, podem ser encontradas em IP55 e IP65, na linha Acqua COMBI, Acqua+ e as caixas de passagem Acqua mini e Acqua BOX.

Os quadros de comando, por sua vez, são usualmente procurados com grau de proteção IP65 para garantir a proteção contra partículas sólidas e líquidas em ambientes externos. A Famatel oferece a linha MAGNA de quadros de comando com grau IP65 e IK08 ou IK10.

Quadro de comando Magna

Grau de proteção IK

Há também o grau de proteção IK, que representa o nível de proteção contra impactos.

Caso o aparelho caia ou receba um impacto, por exemplo, esse índice mostra se o componente tem ou não chance de se danificar.

Assim, quanto maior o grau de impacto IK, maior a segurança e qualidade do produto

Esse nível varia entre 0 e 10. Assim, um equipamento com IK 00 não oferece proteção contra impacto, enquanto um produto com IK 08 resiste ao impacto equivalente à 1,7 kg a uma distância de 295mm.

É importante ressaltar que proteção IK e proteção IP são dados diferentes e ambos têm grande importância para indicar a qualidade de um produto, conforme a sua aplicação.

Importância dos componentes elétricos com grau de proteção IK

Quando falamos em componentes elétricos, é muito importante que eles ofereçam um alto grau de proteção IK. Em resumo, o grau IK garante que o componente não seja danificado mecanicamente (estruturalmente).

Um componente com grau de proteção IK 10 suporta um impacto de 20 Joules, o que representa um objeto de 5 kg caindo a uma altura de 400 milímetros.

Dependendo do ambiente em que sua instalação elétrica estiver exposta, é muito importante adquirir componentes com alto grau de impacto contra impacto IK, para garantir a segurança, qualidade e o bom funcionamento da instalação.

Escala de grau IK

Assim, como já comentamos, a escala de grau IK varia entre 0 e 10. Quanto maior essa numeração, mais proteção contra impacto está envolvida.

Diante disso, o IK01 suporta 0,15 Joules. Já o IK02, 0,2 Joules. Quando falamos do IK03, ele aguenta um impacto de 0,35 Joules. E isso segue até o IK10, o maior nível de proteção oferecido, suportando 20 J. 

Para ilustrar, 0,15 Joules correspondem a um objeto de 200 gramas se locomovendo a uma distância de 70 mm, enquanto 10 Joules é o impacto de um objeto de 5 kg percorrendo um caminho de 200 mm.

➔ ATENÇÃO: Faça AGORA o orçamento para adquirir os PAINÉIS DE SOBREPOR IP65 ACQUA COMBI.

Conclusão

O grau de proteção IP e o índice IK são fatores essenciais para serem analisados antes de comprar um equipamento.

Afinal, cada modelo tem sua especificidade e, por isso, recomendamos que avalie o espaço para instalação do produto e quais são as suas necessidades antes de comprá-lo. 

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Os comentários estão desativados.

Valorizamos sua privacidade

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir anúncios ou conteúdos personalizados e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de cookies.