Painéis elétricos industriais – modelos, características e aplicações

Painéis elétricos industriais, modelos, características e aplicações

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

A instalação elétrica industrial exige muita atenção dos profissionais que a realizam.

Para cumprir com os seus objetivos, garantindo maior segurança, controle e agilidade à indústria, os padrões de segurança e as normas da ABNT devem ser seguidos à risca.

Neste artigo, apresentaremos os principais modelos, características e montagem dos painéis elétricos industriais. Venha conosco!

Qual a função de um painel elétrico:

Um painel elétrico pode ter diversas funções, desde apenas distribuição de energia elétrica, até uma operação mais complexa como controlar uma máquina, sistema, equipamento elétrico ou eletrônico.

Assim, os componentes de um painel variam, dependendo do controle solicitado e, também, da máquina que será controlada. 

Em outras palavras, cada painel de comando é desenvolvido com uma combinação específica de componentes para permitir que o operador controle um determinado equipamento.

A montagem desse painel depende do uso de chaves eletrônicas, inversores, contatores, CLPs e dispositivos de entrada de sinais, como, por exemplo, sensores e medidores.

O que são painéis elétricos - Blog Famatel Brasil

O que são painéis elétricos industriais?

Esse equipamento é responsável por garantir a proteção da instalação elétrica, utilizamos dispositivos que previnem sobrecarga, sobretensão e/ou evitando incêndios.

O uso de painéis elétricos industriais é de extrema importância para indústrias de qualquer porte, pois distribui a tensão e corrente adequada para cada situação, e também garante a segurança dos colaboradores evitando qualquer risco de choque elétrico, ou outros incidentes.

As indústrias, porém, devem ter precauções no momento de adquirir equipamentos. A prioridade deve ser utilizar dispositivos de acordo com o projeto para garantir eficiência.

Outros termos comuns para se referir aos painéis elétricos, são “painel de correção de potência”, “painel de comando”, quadro de tomadas”, “quadro elétrico”, “painel retificador”. 

Tipos de painéis elétricos

Painéis elétricos de distribuição e sub-distribuição

Um painel elétrico de distribuição consiste em um painel com fusíveis, tomadas, disjuntores e unidades de proteção, possuindo, na maioria das vezes, uma única fonte de entrada, um disjuntor principal e um dispositivo de proteção de fuga de corrente (DR).

Sua função é realizar a distribuição da energia elétrica por vários circuitos ou pontos de consumo, permitindo que os circuitos individuais extraiam energia a partir de disjuntores classificados e isolados.

Dessa forma, em caso de falha elétrica, não ocorre a interrupção da energia para o restante do sistema.

Quadro de Comando Magna

A linha MAGNA é ideal para montagem de quadro de comando e painéis elétricos, os modelos contam com grau de proteção contra penetração de partículas IP65 e placa galvanizada de 1mm de espessura pra fixação de dispositivos.

Caixa de sobrepor Acqua + Famatel 39072

” Os modelos Acqua + é ideal para montagem de painéis elétricos e de disjuntores de sobrepor, a linha oferece modelos de até 72 DIN.”

CCM – Centro de controle de motores

Centro de Controle de Motores (CCM) são painéis elétricos industriais para acionamento de motores. Em resumo, consistem em um conjunto de várias partidas de motores, sendo muito utilizados para o acionamento de motores de corrente alternada trifásica de baixa tensão.

Os CCM são usados pela indústria automotiva desde 1950, sendo hoje amplamente utilizados em aplicações industriais e comerciais.Podem ser de 2 tipos: o CCM convencional, que possibilita o seccionamento e a manobra de cargas, garantindo assim a proteção dos motores; e o CCM Inteligente, conectado a uma rede de comunicação, permitindo o controle online de cargas à distância.

Drives de controle instalados em painéis

Essa categoria de painel é muito similar ao Centro de Controle de Motores (CCM), porém a sua diferença é que eles contêm conversores e inversores CC—CC, CC—CA ou CA—CC.

O objetivo dos drives não é apenas o de acionar, mas também de alterar a tensão e corrente que está circulando pelo circuito, o intuito deste painel é controlar os motores elétricos, e também monitorar simultaneamente o que está acontecendo. Os seus conjuntos contêm equipamentos que conseguem controlar a velocidade dos motores.

Esses dispositivos podem ser abrigados de maneira segura em modelos de painéis elétricos, sendo fixados em placas metálicas presentes dentro do painel.

A linha MAGNA de quadro de comandos oferece uma placa metálica galvanizada de 1mm com ajuste de altura, em toda sua gama de modelos. Assim como os painéis de sobrepor Acqua COMBI, os quadros de comando MAGNA permitem uma ampla customização de acordo com sua necessidade.

Aplicações dos painéis elétricos industriais

Os painéis elétricos de comando, por exemplo, são utilizados pela indústria com o objetivo de reunir todos os dispositivos e componentes eletrônicos em um único quadro, de modo que se possa ter um controle geral do comando de funções da máquina.

Eles são os responsáveis pela distribuição da energia elétrica para todo estabelecimento, em cada um dos seus pontos de consumo. Dessa forma, há a garantia que cada ambiente receba eletricidade conforme as especificações técnicas.

Outra utilização frequente dos painéis elétricos industriais é a ativação, desativação e controle de motores elétricos, assegurando o seu bom funcionamento e protegendo-o contra descargas elétricas.

Em plantas muito grandes, os painéis podem ser instalados ao decorrer de uma distância, assim garantindo um ponto de conexão adequado em um determinado espaço, evitando complicações em caso de manutenção.

Painéis industriais aplicados na industria.

Atenção as normas ao instalar painéis elétricos

Na instalação elétrica industrial, todas as normas da ABNT devem ser seguidas do início ao fim. Neste caso, a norma NBR 5410, que determina regras para instalações elétricas de baixa tensão.

Para facilitar sua instalação separamos alguns pontos que devem ser observados antes da instalação:

  • Primeiramente, planeje a execução dos projetos, fragmentando a execução dos serviços em etapas;
  • Observe o projeto arquitetônico e descubra as dimensões do ambiente, assim como a localização das máquinas;
  • Em seguida, inicie o projeto, faça o dimensionamento elétrico e o cálculo de lúmens por ambiente;
  • Por último, verifique a entrada de energia para o estabelecimento industrial. Nesse caso, pode ser entrada convencional ou cabine primária.

Além disso, o projetista deve estar profundamente atento aos detalhes e, para segurança, o projeto elétrico original deve ser arquivado no setor de manutenção, com livre acesso do gestor de manutenção.

Como preservar a instalação do painel industrial?

A equipe responsável deve estar sempre atenta a manutenções preventivas tais como:

  • Reparo de danos físicos ao painel;
  • Aperto das conexões;
  • Invólucro corretamente dimensionado;
  • Higienização;
  • Estado geral e adequação dos componentes.

Nesse caso, é fundamental garantir a qualidade de cada componente. Em caso de avaria, deve-se solicitar a troca urgente.

Conclusão

Neste artigo, vimos um pouco mais sobre os painéis elétricos industriais, as normas que os regem, sua utilidade para a indústria e a forma correta de sua instalação.

A segurança industrial deve ser sempre prioridade, por isso, sempre utilize equipamentos com qualidade comprovada. 

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e, caso queira encontrar equipamentos para estruturar seu painel elétrico industrial, entre em contato com a Famatel!

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.