O que é um projeto elétrico e qual a sua importância?

O que é um projeto elétrico Famatel Brasil

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Não é novidade que na construção civil, são realizados inúmeros processos que se tornam determinantes para uma obra ser finalizada com sucesso ou cheia de problemas.

Por conta disso, nunca é demais ressaltar o quanto é importante investir em metodologias e ferramentas que contribuam para o custo-benefício do trabalho no médio e longo prazo, assim como na garantia de segurança das estruturas.

É por isso que trouxemos esse assunto tão importante: o projeto elétrico. Neste texto você entenderá o que é um projeto elétrico, a sua função, a sua importância, os principais tipos e os passos que envolvem a sua criação.

Boa leitura!

O que é o projeto elétrico?

O projeto elétrico é um documento que detalha todas as normas de segurança, os cálculos, gráficos, desenhos e representações elétricas que precisarão fazer parte de determinada obra.

Esse documento é obrigatório tanto para obras residenciais quanto industriais. Nele, é necessário conter, também, especificações dos materiais que serão utilizados em toda a parte elétrica para direcionar o profissional responsável pela realização dessa parte.

O projeto elétrico sempre é desenvolvido por um profissional competente da área e habilitado pelo CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, é feito de forma estratégica, individual e personalizada.

Normalmente, esse projeto é realizado após a finalização do projeto arquitetônico, usado como base para entender toda a estrutura da obra.

Como ler projetos eletricos

Qual é a função de um projeto elétrico?

É o projeto elétrico é o que direcionará onde, em toda a obra, passarão os fios e as fontes de energia elétrica.

Sua função é avaliar quais são os melhores materiais a serem utilizados, as melhores estratégias e localizações, pensando sempre na segurança e em seguir todas as normas ABNT, assim como no custo-benefício da obra geralmente.

É importante dimensionar corretamente as instalações para que o profissional responsável por executar o projeto não tenha dúvidas tanto na colocação dos fios e de todos os materiais necessários, quanto no orçamento e compra destes produtos elétricos.

Sem um projeto elétrico bem feito, a obra está sob riscos de futuro consumo elevado de energia, acidentes e compra de materiais que não são próprios para a função ou que não serão utilizados.

As diferenças entre projetos elétricos domésticos e industriais

Podemos dizer que existam sutis diferenças entre os projetos elétricos residenciais, prediais e industriais, confira:

Projeto elétrico residencial

Este é um projeto de porte menor, cujo objetivo é adequar os pontos elétricos de uma casa, de forma que os ambientes fiquem usuais. Lembrando sempre quais são os cômodos que usam mais eletrodomésticos, onde precisa de maior iluminação, pensando na facilidade de alcance e outros detalhes que contribuam para uma casa agradável. 

Projeto elétrico residencial

Projeto elétrico predial

Este projeto elétrico tem uma maior dificuldade, pois a toda a estrutura será maior e os andares podem ter características diferentes. Aqui, é necessário analisar toda a construção, a planta baixa e as principais necessidades existentes naquele local. 

Projeto elétrico predial

Projeto elétrico industrial

Este é um projeto totalmente personalizado, pois cada indústria possui complexidades específicas que não podem ser ignoradas. Aqui é necessário conhecimento técnico e profissional do mais alto nível, pois os riscos são maiores, e é necessário olhar cada ponto com sutileza e atenção.

Projeto eletrico industrial

Como elaborar um projeto elétrico

Sabendo dessas diferenças, é possível entender como um projeto elétrico precisa ser elaborado para ele ser eficiente, estratégico e garanta segurança. Existem três principais processos:

Entendimento do que o cliente precisa

Aqui, todas as necessidades do cliente serão avaliadas, assim como suas expectativas e pontos essenciais do projeto. 

Este será um diagnóstico que conterá todos os aparelhos eletrônicos, tomadas, e demais dispositivos que precisarão ser usados nesse ambiente industrial ou comercial que será construído. 

O engenheiro analisa a possibilidade de inserção de todas as necessidades que o cliente está solicitando. Nessa etapa também serão discutidos os pontos de iluminação, alimentação energética,uso funcional da eletricidade e outros assuntos relacionados. 

Após todas as análises e aprovação do cliente, o projeto elétrico entra na segunda etapa. 

Anteprojeto ou Pré-projeto

Nessa etapa encontra-se a criação das primeiras plantas e as ideias vão sendo reajustadas, em contato com o cliente, para serem feitas correções e alinhamento de expectativas. Analisando visualmente, podem surgir alterações, e essa é hora de rever e averiguar cada detalhe. 

É essencial que essa parte não seja ignorada, pois, ela é essencial para que o projeto saia conforme o esperado.

Elaboração

Esta é a hora de colocar o projeto elétrico em sua planta definitiva e finalizar. 

Nessa etapa já estão descritos todos os materiais necessários, uma média de todo o possível investimento nesses materiais, especificações das normas de segurança e detalhes importantes como disposição das caixas de passagem, tubulações, terminais energéticos, etc. 

Depois disso, o eletricista estará autorizado a colocar as mãos na massa.

Por que é importante investir em um projeto elétrico?

É comum que mesmo depois da obra finalizada, haja necessidade de quebrar paredes para  refazer algum ponto elétrico que acabou ficando errado. Porém, mesmo que comum, esse reparo é totalmente desgastante e não deveria acontecer se o projeto elétrico fosse realizado com atenção. 

Por isso, podemos resumir a importância do projeto elétrico nesses pontos:

  • Otimização dos custos da obra;
  • Segurança e eficiência do trabalho;
  • Facilidade de futuras manutenções, com uma planta elétrica bem feita;
  • Menor risco de acidentes e intercorrências;
  • Garantia de qualidade das instalações;
  • Rapidez no trabalho com um projeto bem feito.

Entendeu como funciona o projeto elétrico?

Este é um documento crucial que interfere diretamente no resultado da sua obra, seja residencial, predial ou industrial. Se gostou do conteúdo, aproveite para mandar este link para pessoas que se interessam pelo assunto. 

Para se aprofundar nesse tema, leia o artigo:

Como ler projetos elétricos 02

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.