10 dicas para reduzir o consumo de energia em grandes empresas

10 dicas para reduzir o consumo de energia industrial

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Com as tarifas cada vez mais altas, gestores de empresas estão buscando formas de reduzir o consumo de energia elétrica.

Porém, é um fato: o gasto de energia elétrica em uma empresa, por menor que ela seja, não se compara ao consumo de energia em uma residência. 

Por isso, hoje trouxemos esse tema que é muito importante, tanto pela questão financeira quanto pela preservação da natureza e critérios de sustentabilidade. 

Como melhorar o consumo de energia em grandes empresas?

via GIPHY

A pergunta que fica é: como conseguir reduzir o consumo de energia em grandes empresas? São máquinas trabalhando, pessoas usando computadores, ar condicionado ligado o dia inteiro, luzes acesas durante as horas de trabalho…

A resposta é que existem sim maneiras simples e práticas de reduzir esse consumo, mas essa é uma causa que precisa ser abraçada por todos. 

Veja as dicas abaixo e salve esse link para começar a aplicar amanhã mesmo no seu ambiente de trabalho.

Como reduzir o consumo de energia em grandes empresas

O ideal é que grandes empresas sempre contratem profissionais de excelência para o desenvolvimento do projeto elétrico. Assim, existem mais garantias de que todos os processos serão feitos para reduzir custos no curto, médio e longo prazo. 

Porém, sabemos que muitas vezes o empresário aluga ou compra um espaço já pronto e não há precedentes do responsável pelo projeto. Nesses casos, as dicas abaixo serão eficientes. 

Consumo de energia industrial

Confira o tempo de validade dos aparelhos

Outro erro comum: usar aparelhos que consomem muita energia por anos e anos a fio sem fazer manutenções ou mesmo sem medir a quantidade de energia consumida. 

Isso porque, com uma tecnologia mais antiga, há necessidade de mais energia para que esse aparelho consiga performar da melhor maneira. 

Hoje existem até sites ensinando a calcular o consumo de energia, facilitando muito nessa conferência. 

Confira os aparelhos utilizados na sua empresa e troque o que for necessário. 

Atenção aos aparelhos que ficam em stand by

Acredite se quiser: aparelhos em stand by podem consumir até 20% a mais de energia, se compararmos com o seu consumo ligado. 

Sabe quando você deixa o computador ligado no modo de espera de um dia para o outro? Ou quando você está no seu aparelho de streaming e pausa por várias horas, e ele fica com a luz vermelha apontando que está apenas em espera? 

Tudo isso está consumindo energia. 

Agora multiplique esse consumo de energia nas grandes empresas: vários computadores, vários equipamentos, televisores, e outros. 

Então, fica a dica: sempre que possível, desligue os equipamentos da tomada, aos fins de semana, por exemplo, ou em um longo período sem expediente. 

Como paredes claras interferem no consumo de energia

Opte sempre por pintar os ambientes com cores claras e com boa iluminação natural para utilizar o mínimo de iluminação artificial.

Por tanto, janelas amplas e espaços abertos contribuem para reduzir o consumo de energia em grandes empresas.

Outra dica legal é diminuir a quantidade de divisórias, facilitando a disseminar a luz no espaço. 

Sala de reunião para consumo de energia industrial

Atenção ao projeto de iluminação do ambiente

O projeto de iluminação do ambiente faz toda a diferença para reduzir o consumo de energia em grandes empresas. Isso porque pensar nos pontos de iluminação é essencial para que essa energia seja otimizada. 

Um profissional especializado em iluminação saberá os melhores locais para inserir pontos de luz, as melhores lâmpadas, considerando todas as questões de espaço e proporcionando luz uniformemente e coerente. 

Muitas vezes é necessário deixar mais lâmpadas acesas porque elas não estão bem posicionadas. No final das contas, pensar nesse detalhe faz muita diferença na conta de energia de grandes empresas. 

Troque as lâmpadas pelos modelos mais econômicos

Empresas que já estão abertas há muito tempo, ou até mesmo fábricas, acabam mantendo o estilo de iluminação com lâmpadas antigas por ser mais prático usar um padrão que já existe. 

Porem, com o avanço da tecnologia, existem modelos mais econômicos que conseguem iluminar de mais eficiente.

Confira as lâmpadas da sua empresa, troques necessárias e veja como é possível reduzir o consumo de energia.

Lampadas em LED para otimizar o consumo de energia industrial

Evite os horários de picos do consumo de energia

Segundo o grupo CPFL, o horário de pico no consumo de energia é das 18h às 21h. Portanto, atenção, manter a sua empresa ativa nesse horário pode aumentar e muito a conta de luz no final do mês. 

Fato é que nem todas as grandes empresas conseguem retirar esse turno do seu dia a dia de trabalho. Porem, se a sua pode, encerre as atividades e comece novamente no outro dia. 

Conscientize os colaboradores

Esse é um aspecto muito importante: todos os colaboradores precisam entender a importância de reduzir o consumo de energia, tanto pela questão financeira quanto pela sustentabilidade. 

Para isso, é possível ministrar palestras, incentivar a participação em eventos relacionados a este tema ou até mesmo trazer esse assunto à tona sempre que possível. 

Mantenha as manutenções elétricas em dia

É muito comum que as instalações elétricas não sejam conferidas corriqueiramente, fazendo que parte da energia elétrica distribuída na instalação seja perdida entre o contato dos cabos com o solo, devido ao mal estado dos condutores.

Se sua conta subiu exponencialmente sem nenhum motivo aparente, é hora de fazer um check up em toda a instalação elétrica da empresa e fazer as manutenções necessárias. 

Conclusão

O conhecimento básico em elétrica pode ser extremamente útil para reduzir o consumo de energia em grandes empresas. Ignorar isso é prejudicial para o bolso do empresário e também para o meio ambiente! 

Aplique essas dicas no seu dia a dia e perceba a diferença. 

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para conferir também os nossos outros posts aqui no blog. Tem muita coisa legal para te inspirar e dicas incríveis para usar na sua instituição. 

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.