Aprenda a ler um projeto elétrico e seus símbolo

Como ler projetos elétricos 02

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Independentemente da construção, seja residencial, comercial, industrial, ou outras, é necessário seguir algumas normas e regras que garantam a segurança e confiabilidade da instalação elétrica daquele empreendimento. Uma dessas regras a serem seguidas é o projeto elétrico.

O projeto elétrico é composto de muitos detalhes e símbolos, o que pode assustar leigos que não têm contato com documentos assim. 

Mas não se preocupe, no artigo de hoje ensinaremos seus símbolos e diagramas.

O conhecimento sobre projetos elétricos pode representar uma vantagem profissional em relação aos seus concorrentes ou ser o diferencial durante a  apresentação de projeto de manutenção, por exemplo.

Então, continue a leitura até o final e acabe com suas dúvidas!

Leia também:

O que é um projeto elétrico?

O projeto elétrico consiste em uma apresentação gráfica rigorosamente detalhada sobre toda a instalação elétrica do imóvel. 

Com ele, é possível saber onde está localizada cada tomada, o circuito utilizado, trajetos que os fios seguem e os fios usados. Basicamente, você encontra todas as informações fundamentais sobre aquela instalação elétrica.

O projeto deve seguir normas, além de precisar ser aprovado pelo órgão de distribuição de energia elétrica, para que, assim, seja comprovada a sua eficiência. 

O projeto elétrico garante alguns benefícios, que são:

  • Economia: ao fazer o escopo, é estipulado a quantidade dos materiais que serão usados, desse modo, os gastos também passam por orçamento e raramente há custos desnecessários;
  • Segurança: contribui para reduzir as chances de curto circuitos e excesso de carga nos fios elétricos;
  • Garantia: com o projeto elétrico aprovado fica garantido que aquela estrutura segue todas as normas estipuladas. 

Diagrama elétrico

Como ler projetos elétricos: Diagrama elétrico.

Diagrama elétrico é o nome dado ao documento que contém a junção dos símbolos gráficos de um projeto elétrico. É através do diagrama que um eletricista consegue ler o projeto e entender o que deve ser feito.

É claro que, para isso, também é necessário entender sobre simbologia elétrica. Abordaremos esse assunto nos tópicos a seguir, então continue lendo até o final.

Existem quatro modelos de diagrama e abaixo você pode conferir a função de cada um deles e quando deve ser utilizado.

Diagrama unifilar

Projeto elétrico.

O diagrama unifilar é feito sobre a planta baixa do imóvel e mostra com precisão o trajeto que os condutores e dispositivos elétricos farão naquele empreendimento. 

Sua principal função é mostrar de forma rápida e clara quantos condutores irão passar em cada eletroduto e quais são os seus trajetos. Não é descrita a funcionalidade exata de cada condutor representado neste diagrama.

Diagrama multifilar e trifiliar

Diagrama multifilar.

Este esquema de diagrama não é tão usado devido sua alta complexidade de leitura, visto que é feito de forma tridimensional.

Nele são representados todos os condutores e componentes elétricos, além de, por vezes, apresentar componentes de instalação e os condutores em suas posições exatas. Também é representada a conexão dos componentes. 

Muito parecido com o diagrama unifilar, o trifilar é muito usado em sistemas de comandos elétricos.

Este diagrama, é representado pelas fases de energia, terra e neutro, de um sistema elétrico, assim como suas derivações.

Diagrama funcional

Diagrama funcional.

Este é o método para demonstração do diagrama, comumente mais recomendado em apresentações para leigos. Nele, é feita uma representação mais simples da instalação elétrica do ambiente.

Sua principal função é explicar o funcionamento e não posicionamento de componentes. Outro diferencial entre esse diagrama e os outros três, é que nele é representado apenas uma parte da instalação. 

Simbologia nos projetos elétricos

Simbologia elétrica, como o próprio nome já diz, são símbolos que representam interruptores, tomadas, pontos de iluminação, condutores, eletrodutos, quadros de distribuição e caixas de passagem em uma planta baixa de um imóvel. 

Existem diversos símbolos para essas representações, sendo eles: triângulo, círculo, traço e quadrado. 

O triângulo representa as tomadas no geral, pode sofrer pequenas alterações para representar diferentes tomadas. Já o círculo é a representação de três funções, sendo elas o ponto de luz, o interruptor e a indicação de qualquer dispositivo embutido no teto.

O traço é usado para indicar o eletroduto. E o quadrado representa qualquer elemento no piso ou conversor de energia.

Abaixo você confere todos os elementos presentes na simbologia elétrica.

Simbologia dos eletrodutos

Os eletrodutos são os caminhos para os condutores de energia, funcionam como uma espécie de “túnel” para que os fios condutores possam fazer todo o caminho necessário pela residência de forma mais fácil. Representado por traços de 15 mm.

Simbologia de eletrodutos em projeto elétrico

Simbologia dos condutores

É onde, de fato, a corrente elétrica passa até chegar ao seu destino final, como, por exemplo, tomadas e interruptores de lâmpadas.

simbologia de condutores projetos eletricos

Simbologia dos quadros de distribuição

Aqui, a energia geral é separada em quadros por todo o imóvel. Isso facilita a manutenção, quando necessária, sem precisar deixar todo o imóvel sem energia elétrica.

simbologia quadros de tomadas projetos eletricos

Simbologia das caixas de passagem

Mais uma vez o próprio nome indica a função. Caixas de passagem são pontos abertos para facilitar a passagem dos fios elétricos, o que também ajuda no momento de manutenção. 

As caixas são representadas usando a medida de milímetros (mm), assim como os eletrodutos.

simbologia caixa de passagem projeto eletrico

Simbologia dos interruptores

Os interruptores servem para acionar a função de um elemento elétrico, como ligar e desligar uma lâmpada, por exemplo.

Simbologia de interruptores 1
Simbologia interruptores 2

Simbologia dos pontos de luz

Representam as lâmpadas de todo o imóvel. O símbolo pode sofrer pequenas mudanças para representar a potência das lâmpadas, o circuito que pertence e a quantidade de lâmpadas no local.

simbologia luminaria
Simbologia interruptores 2

Simbologia das tomadas

São partes do circuito elétrico que fornecem energia para outros elementos, bastando conectar um fio condutor de um objeto na tomada. Como por exemplo, quando carregamos a bateria do celular, conectando-o ao carregador e ligando-o na tomada.

simbologia  tomadas projetos eletricos

Conclusão

Agora que você já sabe para que serve e qual a importância de um projeto elétrico, assim como também aprendeu sobre os diferentes diagramas e símbolos elétricos, esse assunto não parece mais um bicho de sete cabeças, certo? 

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.