Entenda as características das tomadas industriais

Capa - Blog Famatel Caraterísticas tomadas industriais

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Diferente de plugues e tomadas que vemos em residências e comércios, as tomadas industriais, além de seguirem uma norma reguladora específica, demandam outras necessidades para a instalação. 

Tensão, posição horária do pino terra, corrente, fiação e aparelhos conectados no suporte são apenas algumas das particularidades dos plugues e tomadas industriais. 

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre suas especificações, e o motivo de determinadas cores para diferenciação. Continue a leitura. 

Pino piloto tomada Famatel Brasil

Tomadas residenciais e industriais

Antes de tudo, precisamos ter bem claro o que são as tomadas industriais. Como o próprio nome sugere, são tomadas desenvolvidas para serem utilizadas nas indústrias. 

Assim como as residenciais, as tomadas industriais têm a função de agir como ponto de conexão para o fornecimento de energia elétrica a equipamentos. Porém, a principal diferença é na corrente de energia suportada, que neste caso, é muito maior. 

Para o uso residencial, existem duas tomadas: 10A e 20A, uma com capacidade de transmitir mais energia com segurança do que a outra. 

No caso da 10A, sendo mais fina, sua função é alimentar equipamentos como eletrodomésticos, computadores, carregadores, televisores, entre outros. Com a potência máxima em 127 V de 1270 W, e 2200 W para 220 V. 

Já a de 20A, além de uma espessura maior, é utilizada para equipamentos que precisam de mais carga para funcionar, como no caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo, etc.  

E diferente da de 10A, a de 20A tem a potência máxima de 2540 W em 127 V e 4400W em 220 V. 

Por outro lado, no caso das tomadas industriais, as tomadas podem ir de 16A até 125A. 

Por causa dessa potência maior, conseguem suportar a distribuição de energia para aparelhos grandes por intervalos maiores. 

Diferença de tomadas - Blog Famatel

E quais são os tipos de tomadas industriais?

As tomadas industriais, são fabricadas para serem instaladas de três formas diferentes: sobrepor, embutir e acoplar. 

A de sobrepor é instalada na parede, lembrando visualmente uma tomada residencial, mas ficando com a maioria do seu corpo exposta. 

Já o modelo de embutir são colocados em bancas e mesas, deixando apenas parte do encaixe aparentemente. 

Já o terceiro modelo, de acoplamento, não é fixado em nenhuma estrutura e é, normalmente, usado como extensão industrial. 

Tomadas industriais: principais características

Por serem diferentes das residenciais, as tomadas industriais também apresentam especificidades próprias, como pinos, cores e tampas. 

Confira:

Intensidade

Além de suportarem cargas maiores, as tomadas ajudam no melhor funcionamento de máquinas e equipamentos. 

Capacidade térmica

Podem ser usadas em diversos ambientes, pois tomadas industriais são resistentes à diferentes temperaturas. 

Por isso, engloba desde câmaras frigorificas até caldeirarias, e garantem mais segurança no funcionamento e manuseio pelos operadores. 

Proteção anticorrosiva

Tomadas industriais possuem também uma proteção anticorrosiva para não serem danificadas por óleos, ácidos, entre outros materiais. 

Voltagens e cores

As cores das tomadas estão associadas aos vários níveis de voltagens. 

Os equipamentos são produtos nos modelos de 100 a 130V, 220 V a 250 V e 380 V a 400 V. 

  • O amarelo identifica as voltagens mais baixas, até 130 V. 
  • Já o azul, voltagens de até 250 V. 
  • Enquanto o vermelho o nível mais alto, 400 V. 
Tomadas Industriais Famatel

Por que as cores das tomadas industriais são diferentes?

Esta é uma das regras da norma reguladora com relação à segurança. 

Um plugue vermelho jamais irá acoplar em tomada azul, por exemplo, pois a posição dos pinos é diferente. 

De acordo com a corrente elétrica utilizada, o tamanho da tomada também muda para trazer mais segurança. 

Um plugue de 16A é menor do que o plugue de 32A, por isso, mesmo que o operador não consiga identificar a cor do plugue ou tomada, ele não estará em perigo, pois eles não irão acoplar um no outro.

Independentemente do fabricante, esses tipos de tomada e plugue seguem uma norma. Ou seja, um plugue de tensão certa e corrente certa encaixa em uma tomada de outro fabricante, justamente por seguirem ela. 

Normas Reguladoras das tomadas industriais

Existem normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que visam regulamentar assuntos gerais da área elétrica, de modo a promover a segurança das instalações elétricas, tanto de residências quanto de indústrias, e dos profissionais que atuam na área. 

Portanto, as tomadas, plugues, entre outros pontos pertinentes, residenciais, estão dentro da NBR 14136, enquanto a parte industrial está na norma NBR IEC60390. 

Stay Safe Wrap It Up GIF by Film Riot - Find & Share on GIPHY

Quantidade de pinos das tomadas industriais

As tomadas e plugues industriais possuem três quantidades de pinos, sendo elas: 

1 – 2P+T: dois pinos de fase/fase e neutro mais terra; 

2 – 3P+T: três pinos fase/ dois fase e um neutro mais terra; 

3 – 4P+T: três cabos de fase, um neutro mais terra. 

O pino terra pode ser encontrado em duas posições, às 6 e às 9h. Assim, você deve verificar qual dessas posições o pino de terra está na tomada industrial adquirida. 

Grau de Proteção do plugue industrial

Como vimos, os plugues e tomadas industriais podem ser usados nas mais diversas ocupações e ambientes, mas é preciso escolher o ideal com base nas características particulares da aplicação, por exemplo, Grau de Proteção.

Dependendo do seu caso, pode ser IP44, mas também pode ser o IP67. Mas o que isso significa? 

O Grau de Proteção é o que define a capacidade que os plugues e tomadas têm de se proteger contra a entrada de água e sólidos na estrutura do equipamento. 

Quanto maior for o grau, mais protegido estará o equipamento. 

O maior valor disponível que observamos no mercado é o IP68, ou seja, conjunto que possui uma proteção mais alta. Protegendo, inclusive, contra a imersão em líquido. 

Na área da elétrica, todo cuidado é pouco. Em uma indústria, tudo está ligado à rede elétrica, por isso, a segurança precisa vir em primeiro lugar. 

Além disso, a instalação e manutenção das tomadas devem ser realizadas por um profissional especializado devido a sua complexidade. Assim como escolher um produto de qualidade, a fim de garantir a segurança dos equipamentos da empresa. 

As tomadas industriais da Famatel garantem alta resistência para atuar em ambientes extremos durante um grande período. Em nossa página da linha de tomadas e plugues industriais SPEED PRO, mostramos a resistência superior das tomadas Famatel.

Gostou do conteúdo?

A Famatel trabalha com todos esses tipos de tomadas e se preocupa em fabricá-las com o mais alto grau de qualidade e segurança, para que eletricistas e outras pessoas com acesso a esses elementos não sofram intercorrências. 

Aproveite para conferir o último texto do blog: Quais componentes devem estar presentes em um quadro de disjuntores?

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Os comentários estão desativados.

Valorizamos sua privacidade

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir anúncios ou conteúdos personalizados e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de cookies.