Normas de Instalação Elétrica: Tudo o que você precisa saber

Normas de Instalação Elétrica: Tudo o que você precisa saber

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

É dever de todo eletricista, independente do tempo de carreira: conhecer as principais normas de instalação elétrica para a própria proteção e para a boa realização do seu trabalho, garantindo a segurança de quem precisará conviver diariamente com as instalações que ele fizer. 

Ainda assim, sabemos que hoje existem muitas dúvidas quanto às principais normas e as suas nomenclaturas, pois são várias e exigem estudo e conhecimento. 

Para facilitar, respondemos neste artigo as principais dúvidas quanto às normas de instalação elétrica. 

Continue a leitura e entenda de uma vez por todas o assunto! 

Por que é importante estar atento às normas de instalação elétrica?

Estatísticas recentes da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostram que no primeiro semestre de 2021, 402 pessoas morreram em decorrência de acidentes elétricos

Esses números são assustadores, mas precisam ser vistos para haver ainda maior consciência a respeito da importância de seguir todas as normas de segurança na instalação elétrica. 

Existe muita responsabilidade inserida no trabalho de um eletricista, por isso, conhecer cada norma regulamentadora de instalação elétrica é um requisito básico. 

Qual a diferença entre NR’s e NBR’s?

Mesmo tendo semelhança nas nomenclaturas, as NR’s e NBR’s possuem funções diferentes. 

As Normas Regulamentadoras (NR’s) são desenvolvidas e emitidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e esse também é o órgão responsável por fazer as alterações, quando necessário.

Já as Normas Brasileiras (NBR’s) são desenvolvidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que dita orientações importantíssimas para diversas finalidades. 

As Normas Regulamentadoras estão diretamente relacionadas à Segurança do Trabalho e aos equipamentos essenciais de proteção para cada função. 

Enquanto, as Normas Brasileiras não estão relacionadas apenas à segurança e saúde do trabalhador, mas sim à padronização de procedimentos. 

O primeiro passo é entender a diferença entre elas. O segundo, é compreender quais são as principais NR’s e NBR’s que vão garantir que a instalação elétrica seja segura e confiável. 

Esse é o assunto do próximo tópico. 

Saiba quais são as principais normas de instalação elétrica

As Normas Regulamentadoras são obrigatórias na execução de projetos elétricos. Leia também nosso artigo, que explica o que um projeto elétrico e qual a sua importância

O que é um projeto elétrico Famatel Brasil

As principais NR’s utilizadas em instalações elétricas são:

NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

A Norma Regulamentadora 10 fala acerca das práticas obrigatórias quanto a distribuição de energia elétrica, o consumo de energia elétrica, a construção e a montagem de um projeto elétrico, a manutenção das instalações elétricas e outras situações relacionadas. 

Essa descrição já explica o por que essa NR ser obrigatória. 

NR-12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

Já a Norma Regulamentadora 12 tem como base a exigência de um dossiê acerca do ciclo de vida de todo o maquinário, incluindo o seu transporte, manuseio, instalação no local, utilização, as manutenções e até mesmo como é descartado. 

ABNT NBR 5410:  Instalações elétricas de baixa tensão

Como citado anteriormente, diferentemente das NR’s, as NBR’s ditam o padrão dos procedimentos, e por isso se torna um guia para profissionais da área de elétrica. Essas normas de instalação devem ser revisadas e consultadas constantemente para saber a melhor aplicação. 

Pensando nisso, a NBR-5410 é a norma que dita as melhores condições para o funcionamento seguro e prático de cada instalação elétrica de baixa tensão. Ela atende duas modalidades: até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua.

Para isso, ela prescreve detalhes do projeto, desde o início da execução até a verificação. 

ABNT NBR 14039: Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV

A NBR 1439 segue a mesma ideia da norma de instalação elétrica anterior, mas quando relacionada às instalações que estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada, ou seja, de média tensão. 

ABNT NBR 5419: Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas

Essa norma de instalação elétrica detalha todo o procedimento necessário para a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, desde o projeto, execução, manutenção, conferência dos sistemas.

NBR 13570: Instalações elétricas em locais de afluência de público – Requisitos específicos

A NBR 13570 é um complemento da NBR 5410 e fala sobre os requisitos específicos nas instalações de baixa tensão,especialmente em locais que passam muitas pessoas todos os dias. 

Esse procedimento contribui para que as normas de instalação elétrica sejam cumpridas, visando a conservação dos bens do local, a segurança das pessoas e dos animais. 

Outras normas de instalação elétrica importantes

Além das NBR’s citadas, essas outras normas de instalação elétrica também são importantes. Vale a pena estudar a respeito. 

  • NBR 5418: Instalações elétricas em atmosferas explosivas
  • NBR 13534: Instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde – Requisitos para segurança
  • NBR 14639: Posto de serviço – Instalações elétricas

Onde se informar a respeito das principais normas de instalação elétrica?

Onde encontrar as normas de segurança para eletricista

É importante ressaltar que projetos elétricos e instalações devem ser realizadas por profissionais certificados e responsáveis, sempre com acompanhamento de um técnico em segurança do trabalho, que é a pessoa que vai orientar quanto às melhores práticas  relacionadas a prevenção de acidentes. 

Porém, também é dever do profissional conhecer as principais normas de instalação elétrica para que a sua atuação seja de excelência. Para isso, existem algumas maneiras:

  • Confira as principais normas no site do Governo Federal;
  • Faça cursos da área;
  • Participe de eventos e workshops para saber as últimas atualizações;
  • Acompanhe outros profissionais que falam sobre o assunto. 

Este conteúdo foi útil para você?

Especialmente na área da elétrica, a segurança precisa vir em primeiro lugar, pois muitas pessoas ficam em contato com a estrutura que foi montada. Esperamos ter ajudado com este conteúdo!

Saiba mais sobre outros assuntos relacionados acessando nosso blog e ficando por dentro deste universo. 

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.