Antes de mais nada, o setor elétrico é um dos que mais cresce no Brasil e a expectativa é de que esse crescimento siga em uma linear, segundo os principais analistas da atualidade.
Agora em 2023, com a mudança nos governos estaduais e federais, em um cenário de pós-pandemia e de expansão nas empresas depois de praticamente uma recessão, há muita expectativa quanto aos novos formatos de energia que serão adotados e as implicações de cada um deles.
Lembrando que, atualmente, as evoluções no setor elétrico definitivamente estão muito pautadas em sustentabilidade, tecnologia, descentralização de ofertas e novas oportunidades.
O que significa também geração de emprego, parcerias entre grandes empresas, e até maiores facilidades para o consumo.
Quer entender um pouco mais das tendências no setor elétrico para esse e para os próximos anos?
Continue a leitura.
Diferentes fontes energéticas
Desde já um dos grandes destaques para o setor elétrico nos próximos anos, com certeza, é a diversificação de fontes energéticas.
Simultaneamente, a energia hidrelétrica, apesar de ser a principal, não é mais a única opção. A energia eólica e a energia solar vêm ganhando espaço e mostrando o quanto podem gerar economia, trabalho e oportunidades em um país tropical como o Brasil.
Para se ter uma ideia, seguindo publicado no portal Infomoney com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), já existem 23,9 gigawatts (GW) em capacidade de energia fotovoltaica no Brasil.
Dessa forma, a energia solar se tornou a segunda maior fonte de energia do país. O crescimento foi de mais de 80% no período de um ano.
Um ponto interessante é que o consumidor tem muitos benefícios em adotar modelos diferenciados de fonte de energia. Neste artigo você entende melhor sobre o Novo Marco Legal de Geração Distribuída.
Mercado livre de energia e descentralização
Essa diversificação energética tem nome: em suma, mercado livre de energia.
A expectativa é que a maior contribuição de energia venha da opção fotovoltaica, logo uma vez que a população está liberada para produzir a própria energia para consumo.
Consequentemente, a premissa é de que exista maior incentivo para investimento em fontes renováveis de energia, como solar, eólica e biomassa de cana de açúcar.
Inteligência Artificial e Internet das Coisas
A relação entre setor elétrico e soluções tecnológicas da última geração é cada vez mais próxima, e atualmente é impossível falar de energia e não citar a digitalização desse mercado.
É por meio das inovações que os serviços são ampliados e as informações aos consumidores fica mais transparente e sem tantos ruídos.
Por meio dessas ferramentas, é possível verificar a quantidade de energia consumida, desenvolver metas, otimizar instalações residenciais e industriais, avaliar a quantidade de energia entregue, e, consequentemente, aplicar melhorias.
Além disso, em síntese, podemos citar algumas aplicações da inteligência artificial no setor elétrico:
- Detecção de perdas não técnicas;
- Desagregação de energia: em que é possível identificar de qual eletrodoméstico/máquina está saindo o maior consumo de energia;
- Previsão de geração de energia renovável;
- Gestão dos recursos de energia já distribuídos;
- Mais opções de canais de atendimento ao consumidor;
- Recarga inteligente de veículos elétricos;
- Maior segurança cibernética;
- Previsão de falhas, relatórios de melhorias.
O portal Venturus explica em detalhes cada uma dessa inovações. Vale a pena conferir.
ESG e Sustentabilidade
O assunto sustentabilidade promete seguir entre os principais tópicos da atualidade e por muito tempo.
Então, o setor de energia com certeza permanecerá no topo das principais mudanças e evoluções que se espera das empresas na hora de aplicar medidas de preservação do meio ambiente e apoio às iniciativas sustentáveis.
Já existem campanhas periódicas para a adoção de práticas mais conscientes nesse sentido, e quanto antes as empresas adotam, melhor fica a sua reputação diante do mercado, além de claro, cumprir a sua responsabilidade com o meio ambiente.
Investidores e clientes já estão mais exigentes quando o assunto é a real preocupação das empresas com seu impacto na natureza, e essa não é mais uma questão que pode ficar em segundo plano.
Famatel e o setor elétrico
A Famatel é uma empresa com mais de 30 anos de história e do mesmo modo já acompanhou várias mudanças no setor elétrico.
Então, temos total consciência da importância de cada evolução para o cenário mundial de energia, e busca ferramentas para implantar inovações e apoiar essa transformação.
Por acreditar que as principais mudanças começam nos detalhes, a Famatel se preocupa em produzir itens de qualidade excepcional voltados tanto para a indústria quanto para residências.
Além disso, existe a produção de conteúdo que engloba diferentes temas para auxiliar eletricistas, bem como donos de empresas e pessoas comuns da sociedade a entender melhor todo esse universo energético e os seus impactos.
Gostou do conteúdo?
Aqui no blog Famatel você encontra temas atualizados de relevância (inter)nacional, então além de poder conferir também os produtos disponibilizados, a história da empresa e outros temas importantes.
Aproveite para ler também o último post: Entenda as características das tomadas industriais.