O papel da sustentabilidade na construção civil

O papel da sustentabilidade na construção civil - blog Famatel

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

A sustentabilidade não é apenas uma pauta de responsabilidade do Estado. Hoje, empresas de todos os ramos precisam estar atentas ao seu papel nas relações ambientais e aplicar medidas que contribuam para seu avanço sustentável. 

E não há dúvidas de que a construção civil é uma área de extrema importância para a sociedade, já que é o mercado responsável por criar espaços confortáveis e úteis. 

Mas afinal, como unir sustentabilidade e construção civil? Qual é o real papel da construção civil na sustentabilidade? Como incluir práticas interessantes nas empresas?

Descubra tudo neste artigo e veja 5 dicas práticas para implementar a sustentabilidade na sua empresa.

Mundo verde - Blog Famatel

Qual é a relação entre sustentabilidade e construção civil?

O ramo da engenharia civil é um dos que mais geram resíduos não renováveis, entulhos e lixo, de modo geral. 

Em contrapartida, a sustentabilidade visa disseminar o consumo consciente, o reaproveitamento de materiais, gerando conscientização, mas mais que isso: de quebra, a empresa consegue economizar também. 

Dessa maneira, a primeira forma de correlacionar sustentabilidade e construção civil é por meio da utilização consciente dos recursos e o descarte correto. 

Mas há outra conexão que também é muito importante: uma empresa com responsabilidade ambiental é vista de maneira honrosa pelos seus clientes e parceiros de negócio. 

Então, não se trata apenas de uma preocupação com o meio ambiente. É a união entre três fatores principais:

  • A necessidade de ter consciência e responsabilidade com o impacto que uma empresa de construção civil causa na natureza;
  • O reaproveitamento de recursos, gerando assim economia;
  • Considerável melhora na reputação de uma empresa que se preocupa com questões ambientais. 

Além disso, empresas de construção civil que trabalham com base nesse pilar, conquistam também outras vantagens. 

Principais vantagens de aplicar sustentabilidade na construção civil

As principais vantagens de aplicar a sustentabilidade na construção civil são:

  • Disseminação de uma cultura empresarial que se preocupa com a implantação de medidas sustentáveis;
  • Economia direta na compra de materiais, atração de parceiros que também contam com a visão sustentável e utilizam produtos de qualidade que podem ser reaproveitados;
  • Maior competitividade mercadológica;
  • Fortalecimento da marca junto a parceiros de negócio e aumento de networking. 

Nos próximos tópicos, falemos sobre como essas e outras vantagens podem ser uma realidade na sua empresa de construção civil, com algumas práticas sustentáveis. 

Engenheiros eletricistas felizes - Blog Famatel

5 práticas sustentáveis para adotar na construção civil

Quem está se aprofundando agora no assunto, pode até se perguntar: “mas como implantar medidas de sustentabilidade se a minha empresa nunca teve essa preocupação?”. 

O primeiro passo é começar com a conscientização da sua liderança, e a seguir, de toda a equipe. 

Apenas entendendo as inúmeras vantagens e a importância de um modelo de trabalho que aborda questões ambientais, é que outras pessoas vão abraçar essa causa. 

Assim, tendo toda uma cultura empresarial ao seu favor, o resto é consequência. 

Porém, essas atitudes precisam ser intencionais e estratégicas, então vamos dar 5 dicas de práticas sustentáveis na construção civil para você adotar na sua empresa. 

Estude o conceito Green Buildings

O conceito Green Buildings, ou “edifício verde”, trata de inserir a sustentabilidade em todas as etapas da construção civil: no projeto, no desenvolvimento e operação, na entrega, em eventual demolição. 

Existem, inclusive, certificações que profissionais podem ter baseadas nesse conceito, já que todo o projeto de obra é configurado tendo ele em mente. 

O primeiro passo é entender as suas aplicações para reformular, se necessário, o formato de trabalho. 

Green Building - Blog Famatel

Faça o gerenciamento de resíduos

Esse é um fator extremamente importante e que não dá mais para ser ignorado. 

Os resíduos de obra demoram anos para passarem pelo processo de decomposição e são um dos responsáveis por tornar toda construção civil nociva ao meio ambiente. 

As construtoras precisam investir em programas de gerenciamento de resíduos para realizar a separação do que é aproveitável ou não, desde o primeiro tijolo não utilizado. 

Atualmente, já existem empresas que oferecem esse trabalho, e trabalham com parceiros de negócios e tecnologias que oferecem a reciclagem desses materiais. Essa pode ser uma saída interessante e barata, para que a sustentabilidade na construção civil seja aplicada de forma prática. 

Utilize tecnologias atualizadas a seu favor

Um erro comum que está presente na correria do canteiro de obras é o cálculo errado da quantidade de material necessária. 

Isso causa desperdício, perda de dinheiro para a empresa e ainda agride o meio ambiente. 

Hoje existem softwares para computador e smartphones que fazem o cálculo correto da quantidade de materiais ideal para o projeto, evitando assim acúmulo de resíduos e gerando economia para a empresa. 

Por isso conte com os produtos Famatel Brasil, todos nossos produtos passam pelos mais altos níveis de testes e certificações para podermos trazer para nossos clientes o máximo em segurança, design e facilidade de uso durante todo o processo de utilização dos produtos. Conheça nossa linha de caixa de passagem.

Estude normas reguladoras

Existem normas reguladoras de desempenho, as NBR’s, que ditam como uma edificação deve ser para estar dentro dos padrões de excelência e sustentabilidade. 

Uma boa liderança precisa identificar quais NBR’s são essenciais no seu processo de construção civil sustentável, e assim aplicá-las. 

Sempre que possível, também é necessário fazer a reciclagem de certificações relacionadas a esse tema, para que todos os profissionais estejam aptos a exercer as suas funções de maneira estratégica e aplicar as normas conforme a necessidade e exigência do projeto. 

Reduza consumo de energia

Esse é outro ponto que, por mais que pareça simples, exige que o profissional de engenharia civil esteja devidamente certificado e atualizado quanto às práticas do mercado. 

Isso porque, para seguir o conceito de Green Building e economizar energia, é preciso analisar questões como:

  • Incidência de sol
  • Ventilação natural para circular no espaço.
  • Materiais que demandam menos gasto energético.
  • E outros. 
SET TECNOLOGIA GIF - Find & Share on GIPHY

A sustentabilidade deve ser meta na construção civil

São várias as vantagens da aplicação da sustentabilidade na construção civil. 

Além disso, hoje essa pauta não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação de empresas sérias, de renome no mercado, e que são responsáveis pelo impacto ambiental que causam no mundo. 

Coloque como meta a implementação de medidas sérias de sustentabilidade na sua empresa de construção civil. Os benefícios aparecerão rapidamente e a sua empresa se tornará ainda mais competitiva. 

Gostou do conteúdo?

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para ler também 7 dicas para se manter atualizado no setor elétrico e ficar por dentro desse universo. Continue acompanhando nosso blog! 

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Os comentários estão desativados.