5 principais sistemas de energias renováveis. Saiba em qual você deve investir.

5 Principais fontes de energia renováveis

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Por que devemos investir em sistemas de energia renováveis?

A parte boa para o meio ambiente é clara, a energia produzida de maneira limpa não agride ao meio ambiente durante o seu processo de geração, evitando a emissão de gases nocivos e a destruição da fauna e flora de ambientes naturais.

Além da colaboração com o meio ambiente, a energia limpa obtida por meios renováveis pode representar uma grande economia para empresa que buscam diminuir os custos operacionais e muito mais.

Neste artigo, explicaremos como você algumas fontes de energia renováveis e opções que podem fazer o seu empreendimento se tornar mais ecologicamente correto.

O que são as fontes de energia renováveis?

Fontes de energia renováveis fazem parte do grupo da energia inesgotável, afinal, sua potência é renovada após seu uso, considerada uma “energia cíclica”.

Além disso, a energia renovável é considerada limpa, ou seja, não emite gases de efeito estufa que as fontes fósseis, por exemplo, carvão e petróleo.

Para se livrar destas matrizes energéticas, atualmente, muitos países investem milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento em energia verde, buscando por soluções que não agridam ao meio ambiente ou a camada de ozônio, aumentando relativamente a qualidade de vida de seus cidadãos.

As principais formas de sistemas de energia renovável exploradas por governos e empresas são as hidráulica, solar, eólica, geotérmica e maremotriz

Claro que cada uma possui suas particularidades, facilidades de aplicação, vantagens e desvantagens.

5 principais exemplos de energias renováveis

Hidráulica

Usina Hidroeletrica Itaipu

No Brasil, 70% da geração de energia elétrica do país advém de usina hidroelétrica. Atualmente, ela é a nossa principal fonte de energia elétrica. Inclusive, o principal motivo do aumento das contas de energia.

Nas hidroelétricas, a eletricidade é gerada através da transformação da energia potencial da água em energia mecânica e, por último, em elétrica. 

via Gfycat

Em resumo, a água fica represada em um nível acima da turbina e, com sua pressão durante a queda, as pás da turbina giram em grande velocidade, convertendo a potência mecânica em elétrica. 

A principal vantagem da geração de energia por usinas hidroelétricas é o seu alto potencial de geração de energia, visto que representam grandes instalações projetadas para abastecer centenas de cidades ao seu redor. Como o caso da Usina Hidroelétrica de Itaipu, que você vê na imagem do começo deste tópico. 

No entanto, a grande desvantagem deste sistema é a sua dificuldade de aplicação, visto a necessidade de um grande volume de água em um rio de declive, onde é a gravidade empurre a água para as turbinas e as façam funcionar de forma adequada. Além do, possível impacto que este sistema pode causar no meio ambiente, alterando fauna e flora dos locais.

Eólica

Energia eólica é aquela gerada a partir da força do vento. Mas, como funciona a energia eólica?

Assim como na geração de energia hidrelétrica, existem pás de rotação chamados rotores, que converte a energia cinética em energia mecânica, e aos geradores, que transformam a energia mecânica em elétrica.

Geração de energia eolica

O sistema de energia eólica é uma grande aposta para o futuro, apesar de não ser muito comum de se encontrar, existem diversas usinas eólicas espalhadas pelo mundo e algumas delas no Brasil, como é o caso das usinas no Rio Grande do Norte, Bahia e Ceara.

Usina eólica em mar aberto (sistemas de energias renováveis)

As vantagens e desvantagens do sistema eólico são claras, seu ponto positivo está diretamente ligado a geração de energia sem emissão de nenhum resíduo ou impacto ambiental. No entanto, ainda é um sistema que requer um altíssimo investimento financeiro e de espaço, visto que suas estruturas possuem grandes proporções.

Transpes Pa Eolica

De maneira geral, o sistema eólico é mais aplicável como uma solução de problemas ambientais para o governo do que uma forma de economia para empresários. Com o sistema eólico difundido, seria possível aposentar sistemas de geração de energia nocivos ao meio ambiente, como usinas de carvão e outras mais.

No futuro, esperamos poder contar mais com a geração de energia eólica em nosso dia-a-dia.

Maremotriz

Usina de energia maremotriz (sistemas de energia renováveis)

Assim como na geração de energia de maneira eólica, a energia maremotriz é uma categoria de energia renovável obtida através das altas e baixas das marés, proposta também como uma solução ambiental.

Na geração, há a montagem de uma barragem em frente à praia. A medida que a maré sobe, a água fica represada em diques. Quando a maré baixa, essa água represada passa em grande velocidade por uma turbina e, como resultado, gerando energia elétrica.

Além disso, existe a opção de construir turbinas no fundo do mar e gerar eletricidade através da passagem das correntes marítimas.

Vale destacar que a energia maremotriz gera baixos impactos ambientais, apesar de haver o risco de modificar a fauna e a flora do local. 

Atualmente, é possível ver este modelo de geração de energia nos paises nórdicos e na região norte e nordeste do Brasil, como, por exemplo, no estuário do Rio Bacanga, em São Luís (MA), e na ilha de Macapá (AP).

Solar e fotovoltaica

Energia fotovoltaica aplicada em casa (sistemas de energias renováveis)

Atualmente quando falamos de energia renovável, a primeira opção que nos vem a mente é o sistema de energia fotovoltaico e solar, trata-se de uma fonte de energia renovável com origem na luz e no calor obtidos do sol. 

Funcionamento de sistema fotovoltaico (sistemas de energias renováveis)

Atualmente, é possível obter energia elétrica através da luz e calor solar, por células fotovoltaicas. Este sistema está cada vez mais difundido entre empresas e pessoas que apoiam iniciativas ambientais.

As principais vantagens da geração de energia fotovoltaica está relacionada ao baixo investimento (comparado com outras formas de geração de energia), facilidade de aplicação, zero impacto ambiental, emissão de ruídos e poluentes.

A finalidade do uso do sistema fotovoltaico pode ser muito variado, permitindo instalação em ambiente doméstico ou industrial para otimização dos gastos da conta de energia.

Além de ser utilizado como uma forma criativa para solução de problemas, como no caso do Eletroposto Ecoparada MADERO, onde os painéis solares são utilizados para geração de energia para abastecimento de carros elétricos, de maneira gratuita para os clientes. Atraindo aos proprietários de veículos elétricos para o estabelecimento.

Suas principais vantagens são:

  • Não emite sons;
  • Valorização do imóvel;
  • Facilidade na instalação;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Sistema de autogeração mais econômico;
  • Placas solares são resistentes às intempéries;
  • Equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados;
  • Pode ser utilizada em áreas isoladas da rede elétrica.

A aplicação do sistema fotovoltaico está cada vez mais em alta, hoje em dia, já existem diversas usinas de energia fotovoltaica, e diversas pessoas e empresas adeptas da utilização destes componentes em seus escritórios, casas e fábricas.

Conheça algumas boas práticas para instalação de sistemas fotovoltaicos!

5 Dicas para instalação fotovoltaica

A título de curiosidade: A geração de energia geotérmica

Usina geotermica da islandia

Energia geotérmica é uma categoria de energia renovável obtida através do calor no interior da Terra.

Em suma, ela pode ser aplicada diretamente (via calor gerado pelo solo) ou indiretamente (com o uso de usinas que convertem a energia térmica em elétrica).

Funcionamento de usina geotermica

No Brasil, não temos usinas de energia geotérmica justamente pelo fato dessa fonte energética ser explorada principalmente em áreas de transição entre as placas tectônicas.

As principais vantagens da geração de energia geotérmica, são: 

  • Emissão nula de CO2, causando nenhum impacto no efeito estufa;
  • Pequeno espaço para montagem de usina;
  • Abastecimento de pequenas comunidades.

Suas desvantagens:

  • Possibilidade de aplicação apenas em áreas entre placas tectônicas;
  • Altíssimo investimento e baixa eficiência;
  • Emissão de gás sulfídrico (H2S) nocivo à saúde humana.

Investimento em energia renovável para 2022

A Aneel estima aumento de 21,04% na conta de luz para 2022, elevando em 20% os custos de produção.

Neste ano, houve a votação dos Projetos de Lei 5829/19 e 2215/2020, que se destinam a viabilizar o avanço sustentável da energia solar no país.

Diferente dos outros modelos de energia sustentável, a energia solar conta com grandes empresas apoiando essa modalidade de geração elétrica.

Portanto, há interesse político em popularizar a energia fotovoltaica, já que com mais consumidores existe a oportunidade de aumentar a arrecadação com a energia solar.

Dessa maneira, a energia fotovoltaica, além de uma excelente forma de obtenção de energia limpa, também conta com a vantagem de poder aproveitar a médio prazo os incentivos fiscais e opções de investimento que o governo disponibilizará ao setor.

Por que empresas e industrias devem investir em energia solar?

A principal vantagem da energia solar na indústria é o seu custo de instalação, operação e payback.

Por sua vez, a energia solar depende apenas do sol, demanda pouquíssima manutenção após sua instalação, como resultado, não há custo de operação. Além disso, o valor para instalá-la na indústria é barato perante outros modelos, tendo em vista os altos custos de instalação, espaço necessários e equipes de técnicos capacitados para administração destas usinas.

Também existe o sistema de compensação de energia elétrica, regulado pela RN482/12 e que concede “Créditos de Energia Solar” para toda energia produzida e não utilizada pela empresa.

Em resumo, poderíamos responder à pergunta feita da seguinte maneira: a energia solar industrial ajuda a reduzir custos, adquirir contratos com empresas “verdes”, não ser dependente da energia de concessionárias e conseguir prever o custo de produção sem depender das bandeiras tarifárias.

Conclusão

Neste texto, vimos quais são as energias renováveis mais usadas no Brasil e no mundo e porquê investir em energia renovável industrial.

Como visto, a melhor forma de economizar nesse momento é através da energia fotovoltaica.

Portanto, quando for procurar a melhor maneira de investir nesse sistema, faça orçamento com, pelo menos, 5 empresas, calcule o ROI + payback da operação e, finalmente, defina se vale a pena ou não investir nessa categoria de energia sustentável.

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

2 respostas para “5 principais sistemas de energias renováveis. Saiba em qual você deve investir.”

  1. FAVOR EMCAMINHAR AO DEPARTAMENTO DE COMPRAS

    COMERCIALIZAMOS TUBOS DE AÇO CARBONO COM E SEM COSTURA, PRETO OU GALVANIZADO, TUBO MECANICO, TUBO INDUSTRIAL QUADRARO, RETANGULAR E REDONDO, CONEXÕES, FLANGES E VALVULAS, TEMOS UM GRANDE ESTOQUE, CONTATE-NOS

    http://www.aparecidatubos.com.br
    WhatsApp (11) 97356-0000

    ATENCIOSAMENTE
    MARCO ANTONIO
    DIRETOR COMERCIAL

    Não tenho interesse em receber novamente
    http://www.sairdalista.site?u=http://www.famatelbr.com&c=d97253de9a8d3607B9DD

  2. FAVOR EMCAMINHAR AO DEPARTAMENTO DE COMPRAS

    COMERCIALIZAMOS TUBOS DE AÇO CARBONO COM E SEM COSTURA, PRETO OU GALVANIZADO, TUBO MECANICO, TUBO INDUSTRIAL QUADRARO, RETANGULAR E REDONDO, CONEXÕES, FLANGES E VALVULAS, TEMOS UM GRANDE ESTOQUE, CONTATE-NOS

    http://www.aparecidatubos.com.br
    WhatsApp (11) 97356-0000

    ATENCIOSAMENTE
    MARCO ANTONIO
    DIRETOR COMERCIAL

    Não tenho interesse em receber novamente
    http://www.unsubscriber.site?u=http://www.famatelbr.com&c=d97253de9a8d3607B9DD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.