Quais componentes devem estar presentes em um quadro de disjuntores?

QUAIS COMPONENTES DEVEM ESTAR PRESENTES EM UM QUADRO DE DISJUNTORES

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Os quadros de disjuntores, também conhecidos como quadros de distribuição, são muito importantes em qualquer rede elétrica. 

E existem algumas recomendações que o eletricista precisa seguir para que esse quadro seja instalado seguramente, para se manter eficiente com o passar do tempo, e atender eficientemente a residência ou o ambiente industrial que ele se encontra. 

Neste artigo, você entenderá a importância de um quadro de disjuntores, quais os componentes devem estar presentes nesta ferramenta e quais são os principais tipos. 

Continue a leitura

Produtos famatel, incluindo

Importância do quadro de disjuntores

O quadro de disjuntores tem muitos nomes: quadro de luz, quadro de distribuição…mas independente da nomenclatura, o objetivo é um só, concentrar todos os cabos que passam por uma residência ou indústria, distribuindo energia para o ambiente. 

A sua principal função é proteger esses cabos e garantir que a energia seja distribuída com segurança, considerando a quantidade de carga que cada fio pode suportar. 

Assim, como você sabe, quando algo não está normal nesse emaranhado de fios, o disjuntor desarma como se emitisse um alerta: “é necessário averiguar”. 

Componentes essenciais em um quadro de disjuntores

Como o quadro de disjuntores precisa ser sensível e eficiente em uma instalação elétrica, os componentes essenciais para todos os quadros de distribuição são:

  • Minidisjuntores: têm a função de proteger os fios contra sobrecargas e curto-circuitos. 
  • DPS – Dispositivos de Proteção contra Surtos: sua função é proteger os equipamentos eletrônicos de raios e qualquer outro tipo de interferência que possa prejudicá-los. 
  • IDR – Interruptor Diferencial Residual: esse é um elemento obrigatório nos disjuntores pois tem como função proteger contra fuga de correntes – choques elétricos – e garantir que perigos nas redes não cheguem às pessoas que estão no ambiente. 
  • Barramento de fase: realiza a interligação dos dispositivos. 
  • Isolador de fase: tem como função isolar os terminais dos barramentos fase não utilizados. 
  • Barramento neutro e terra: possui a função de proporcionar segurança na instalação e fazer a ligação entre circuitos.
  • Conector genérico: este componente aumenta a área de conexão de cabos.
  • Obturador: preenche as lacunas nos quadros. 
  • Dispositivo de travamento: garante que o eletricista fique protegido em caso de acionamento voluntário e indevido. 
Quadro de disjuntor - Famatel

Na hora da instalação, o eletricista também conta com algumas ferramentas essenciais para encaixar todos esses componentes, que são:

  • Chave de fenda
  • Chave Philips;
  • Alicate de corte frontal e universal;
  • Fita isolante;
  • Equipamentos de proteção individual. 

Principais tipos de quadro de disjuntores

É importante que o eletricista entenda também que existem vários tipos de disjuntores, e o conhecimento acerca deles ajuda a definir a melhor opção para cada ambiente. 

Veja os seis principais tipos:

Disjuntor monopolar

Esse tipo de disjuntor é mais usado em circuitos de fase única, como no caso de iluminação e tomadas monofásicas, 127V ou 220V. 

Disjuntor bipolar

Como o próprio nome já diz, esse tipo de disjuntor é utilizado em circuitos de duas fases, como chuveiros, máquinas de lavar, torneiras elétricas ou outros eletrônicos que exigem maior carga energética. 

Disjuntor tripolar

Seguindo a linha de objetivo do disjuntor anterior, esse tipo é usado em circuitos de maior potência, com motores elétricos trifásicos. 

Disjuntor magnético

Esses disjuntores têm a função relacionada à segurança: proteger os circuitos elétricos de sobrecarga e curtos, garantindo uma grande precisão. 

Disjuntor térmico

O disjuntor térmico também tem sua função relacionada à segurança, mas diferentemente do anterior, este tem sensibilidade à temperatura. Enquanto, quando há aumento de temperatura anormal, ele identifica sendo usado para prevenir incêndios vindos da rede elétrica. 

Disjuntor termomagnético

Esse tipo de disjuntor tem função dupla: é sensível para identificar sobrecargas e curtos, e também identifica elevações de temperatura anormais. É um modelo que está sendo cada vez mais utilizado em instalações elétricas comerciais e residenciais por ser multifuncional. 

Conheça os componentes disponíveis na Famatel

A Famatel é uma fabricante especializada em materiais elétricos e, atualmente, seus produtos atendem tanto a área industrial, quanto comercial e residencial. 

Todos os produtos do catálogo passam por testes que garantem a sua qualidade, e também possuem todas as certificações previstas nas principais normas. 

Acesse agora o site para saber mais. 

Sense Get GIF by Escola da Inteligência - Find & Share on GIPHY

Gostou do conteúdo?

É muito importante que eletricistas e profissionais da elétrica de modo geral entendam sobre os principais tipos de quadros de disjuntores existentes e os componentes de um quadro de distribuição. 

Estes elementos estão ligados diretamente com a segurança de pessoas que vão circular em um ambiente. 

Aproveite para adquirir outros conhecimentos acessando os últimos artigos aqui do blog. Leia: Por que produtos livres de halogênio são recomendados para instalações elétricas?

Capa Por que produtos livres de halogênio são recomendados para instalações elétricas? - Blog Famatel Quadros de Disjuntores
Capa Por que produtos livres de halogênio são recomendados para instalações elétricas?

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Os comentários estão desativados.