Manutenção elétrica industrial: 8 pontos para não ignorar

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

A manutenção elétrica industrial requer certos cuidados, seja ela preventiva, corretiva ou preditiva.

Até mesmo os trabalhadores da área podem se esquecer de pontos fundamentais necessários para uma manutenção segura e assertiva.

A elétrica industrial é uma área onde qualquer erro ou descuido, pode causar o efeito contrário, fazendo as máquinas e equipamentos falharem e, até mesmo, causar mais prejuízos.

Afinal, equipamentos parados não produzem e não geram lucros. Por isso, a Famatel trouxe 8 pontos para você não ignorar na manutenção elétrica industrial.

Leia até o fim para ficar sabendo de todos eles e agregar ainda mais valor no seu serviço prestado.

Boa leitura!

Leia também:  Normas de Instalação Elétrica: Tudo o que você precisa saber

Situação atual

O primeiro ponto que não se deve ignorar é reconhecer a atual situação do sistema elétrico de forma realista. 

Isso porque é a partir dessa situação atual que você poderá determinar quais ações são necessárias para a manutenção ser realizada.

Dessa forma, é importante realizar a análise de todo o ciclo da produção e estabelecer o que pode ser feito para otimizar o processo.

Inicialmente, é fundamental também que o técnico responsável pela manutenção faça uma avaliação da própria atuação preventiva no sistema.

Programa de manutenção

Outro fator importante é não deixar de lado o programa de manutenção elétrica, pois, com ele, é possível estabelecer a visão futura do que se deseja com as atividades de manutenção.

É importante criar estratégias para atingir o objetivo almejado, como mostramos no exemplo abaixo:

  • 3 meses – contratação de planejador elétrico;
  • 12 meses – manutenções estratégicas para os equipamentos críticos;
  • 12 meses – sistema para atualizar e gerenciar os desenhos elétricos;
  • 24 meses – manutenções estratégicas para equipamentos em estado menos críticos.

Além disso, pode-se implementar manutenções em dias inativos, para que o funcionamento da indústria não seja paralisado ou prejudicado em sua eficiência.

Tamanho da rede

Outro ponto a não se ignorar na manutenção elétrica industrial é o tamanho da rede que receberá a manutenção. Isso é um fator fundamental para seu sucesso.

Isso porque, com a identificação, todo o processo de trabalho se torna mais rápido e seguro, uma vez que o profissional já terá conhecimento da rede de maneira geral.

Além disso, o dimensionamento da rede é o que estabelece como as instalações elétricas devem ser feitas.

E, quando isso não acontece, o risco de incêndios e curto circuitos é aumentado, podendo danificar todos os equipamentos industriais.

Por isso, o detalhamento de toda a rede é um fator importante para que a manutenção seja realizada de forma assertiva.

Recursos extras

Além dos conhecimentos técnicos, é importante também ter recursos extras na hora de realizar a manutenção elétrica industrial.

Isso quer dizer que é necessário equipamentos de segurança para o profissional realizar o trabalho de maneira efetiva e segura.

Outro fator fundamental são os equipamentos para que a manutenção seja realizada, como fiação e outros equipamentos, que devem ser substituídos para o melhor funcionamento da rede elétrica.

É importante ainda que todos os recursos extras utilizados na manutenção elétrica industrial sejam de qualidade comprovada, respeitando os padrões de segurança estabelecidos pela agência responsável no país.

Nós já falamos sobre Normas e padrões de segurança em nosso blog, leia o artigo completo aqui.

Condições de funcionamento

As condições de funcionamento também não devem ser ignoradas na hora de realizar a manutenção dos equipamentos e da rede.

Isso é fundamental, pois equipamentos que funcionam mais precisam de uma atenção maior durante a manutenção, além de uma periodicidade menor.

Da mesma forma acontece com a rede elétrica industrial, que precisa estar de acordo com a necessidade da empresa, bem como a potência da energia gerada.

Histórico de falhas

Outro ponto que não pode ser ignorado é o histórico de falhas de todo o equipamento e da rede, já que com esse histórico é possível estabelecer a prioridade e condição de todo o maquinário.

Entendendo, assim, até mesmo quais equipamentos devem ser substituídos e quais a manutenção é o suficiente para a melhora de sua capacidade.

Outro fator que o histórico de falhas contribui é para entender as condições em que o maquinário tem falhas de maneira geral.

Afinal, é possível estabelecer um padrão de falhas e identificar suas possíveis causas, evitando que as condições se repitam e afetem outros equipamentos.

E, nesse sentido, é possível ainda perceber quando a manutenção precisa ser realizada por questões próprias do equipamento, não tendo interferência externa que impacte em seu funcionamento.

Condições dos componentes

De nada vale realizar a manutenção elétrica se as condições dos componentes não forem observadas.

Com isso, é preciso verificar a fiação, disjuntores, motores, isolamentos e quaisquer outros componentes que fazem parte do funcionamento do equipamento.

Nos casos em que seja necessário, realizar a troca do componente é fundamental para que a manutenção ocorra de maneira eficaz e para melhorar o funcionamento.

Essa observação é importante ainda para evitar acidentes e danos ao equipamento e rede elétrica pelo mau funcionamento dos componentes.

Nesse sentido, a manutenção ocorre no momento e de maneira preventiva, evitando danos futuros ao equipamento e rede elétrica.

Conheça a Famatel

A Famatel é uma fornecedora de materiais elétricos industriais com mais de 30 anos de história. A empresa tem presença em 60 países e conta com 42.000m² em fábricas para melhor atender todos os seus clientes.

Conta também com um portfólio completo de produtos elétricos industriais, e todo esse tempo de mercado garantiu que ela pudesse entender as principais necessidades dos clientes e trabalhar em constantes melhorias. 

Por isso, a empresa trabalha com tecnologia e inovação, desenvolvendo produtos que se adaptam às legislações e particularidades do mercado, garantindo aos parceiros materiais de excelência. 

Outro ponto importante é que a Famatel conta com um time de engenheiros elétricos qualificados que seguem todas as diretrizes no que diz respeito às normas de segurança.

Então, os produtos elétricos industriais adquiridos na Famatel são de extrema qualidade!

Lembre-se da parte visual

Por fim, a manutenção elétrica industrial também deve passar por uma inspeção visual.

Ou seja, é importante que, além de estabelecer cronogramas, verificar as condições de equipamentos e componentes, a parte visual também deve ser considerada.

Nesse sentido, é válido observar o equipamento em uso, verificando as condições que ele se encontra.

A manutenção visual permite observar problemas de conservação e de limpeza que possam prejudicar o funcionamento do equipamento.

Além disso, apenas com a parte visual é que se pode analisar os indícios de vazamentos, o estado físico das instalações e até mesmo se o equipamento tem ferrugem ou corrosão.

Vale destacar que esses pontos podem fazer com que a durabilidade do equipamento seja comprometida, sendo necessária uma manutenção imediata para evitar maiores problemas e prejuízos.

Agora que você já sabe quais pontos não deve ignorar na manutenção elétrica industrial, não se esqueça que precisa ter os melhores equipamentos para isso.

Acesse nosso site e confira todas as nossas opções.

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.