Quadro geral de distribuição: o que é e para que serve?

Quadro geral de distribuição, o que é e para que serve

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

O quadro geral de distribuição, como o próprio nome sugere, é a estrutura responsável por distribuir energia para todos os ambientes de uma residência, empresa ou indústria.

Sendo assim, ele é uma parte essencial na instalação elétrica. Nele, estão todos os disjuntores, cabos e outros componentes de energia, garantindo que eles sejam protegidos, trazendo segurança para todos.

Alguns cuidados devem ser tomados na instalação do quadro geral de distribuição, pois se não instalados corretamente podem, a curto ou longo prazo, causar graves acidentes, como incêndios e choques.

Para saber melhor o que é e para que serve o quadro geral de distribuição, continue conosco nessa página que vamos te mostrar, também, boas práticas para a aplicação em uma instalação elétrica.

Boa leitura!

O que é quadro geral de distribuição?

O quadro geral de distribuição desempenha um grande papel no sistema de fornecimento de energia, pois é nele que todo o cabeamento elétrico está, e, assim, ele recebe e distribui a energia para todos os ambientes.

Apesar do nome técnico, ele também é popularmente conhecido como Quadro de Luz, Quadro de Disjuntor e Centrinho.

Painel de disjuntores NR10

Imagine todos os componentes necessários para o fornecimento de energia, como os disjuntores e circuitos.

Todos eles ficam dentro de uma “caixa”, que você com certeza já observou na parede da sua casa ou em alguma empresa.

A partir desse quadro, a energia pode ser distribuída por todos os cômodos. Por isso, podemos dizer que o quadro geral de distribuição funciona como um intermediário.

De modo geral, ele é composto basicamente por chaves, disjuntores, fusíveis, dispositivos como o NEMA e DIN (disjuntores térmicos), dispositivos de segurança e os fios fase, neutro e Terra.

Mas sua importância e as funções vão muito além! Ele também é fundamental na proteção e segurança dos circuitos, por exemplo.

Leia também: 5 Passos para montar um painel de disjuntores.
5 passos para montar um painel de disjuntores Capa do artigo

Veja abaixo quais são as outras utilidades!

Para que serve um quadro geral de distribuição?

Além de receber e distribuir a energia para todos os ambientes, o quadro geral de distribuição também serve para proteger os fios e circuitos elétricos e controlar a carga elétrica.

Começando pela principal função, a distribuição de energia elétrica que, conforme explicamos mais acima, é recebida pelo quadro e posteriormente enviada para todos os ambientes.

Ele possui também a função de segurança e proteção. Se os componentes de energia elétrica ficarem expostos à chuva, por exemplo, podem ocorrer incêndios e outros problemas na fiação elétrica.

Nesta situação onde o quadro de disjuntores está exposto a ações do tempo, conte com um equipamento com grau de proteção IP65 como encontrado na linha ACQUA e ACQUA +

Caixa de Sobrepor Acqua Famatel 3926-T
Caixa de Sobrepor Acqua + Famatel 39054

Sobre a segurança, é também no quadro geral de distribuição que ficam os chamados dispositivos de proteção elétrica, que protegem os equipamentos contra curto-circuitos e possíveis sobrecargas.

Portanto, pode-se concluir que ele é essencial para evitar acidentes e outros danos maiores.

E por fim, outra função é: a quantidade de carga elétrica que cada fio recebe e pode suportar é definida através dele.

Por exemplo, algumas tomadas são 110v, enquanto outras, 220 volts. Se  determinado aparelho eletrodoméstico receber cargas que não conseguir suportar, ele acaba queimando e sofrendo danos. O quadro geral de distribuição evita isso. 

Como funciona um quadro geral de distribuição?

O funcionamento do quadro geral de distribuição pode parecer complexo, porém é mais simples do que costumamos imaginar.

O quadro recebe a energia da distribuidora através de um “ramal de entrada” que fica protegido por um disjuntor geral.

A potência resultante da entrada de energia é dividida nos demais disjuntores do quadro. É destes disjuntores que vão sair os circuitos necessários para acionar os interruptores de luz, ligar aparelhos, entre outros.

Agora que você já sabe o que é o quadro geral de distribuição, para que ele serve e como ele funciona, veja algumas precauções ao instalar e ter contato com o quadro.

3 cuidados na instalação do quadro geral de distribuição

Para instalar o quadro geral de distribuição, alguns cuidados devem ser tomados, respeitando as normas regulamentadoras que estabelecem e regulam as questões elétricas.

Afinal, como energia é algo perigoso e pode causar acidentes, todo cuidado é pouco no seu manuseio e instalação.

Shocked Electric GIFfrom Shocked GIFs

Evite acidentes com energia elétrica

De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), foram registrados, no ano de 2021, 1.579 acidentes com energia elétrica.

Ainda segundo esse estudo, os óbitos envolvendo choques somaram 674, enquanto os incêndios por sobrecarga de energia, ou seja, curto-circuito, 46.

São números alarmantes, causados principalmente por negligência, por isso é necessário conhecer os cuidados que devemos ter na instalação do quadro de luz.

Portanto, veja abaixo alguns cuidados para seguir na instalação elétrica residencial ou comercial mantendo as pessoas e os circuitos de energia em segurança:

Elabore um projeto elétrico

O que é um projeto elétrico Famatel Brasil

Antes de instalar o quadro geral de distribuição, é obrigatório e essencial que você elabore um projeto elétrico industrial ou residencial.

Nele estarão todas as especificações necessárias para orientar os profissionais na instalação.

No caso do local a ser instalado o quadro já ter um projeto elétrico, basta segui-lo.

Siga as normas de instalação elétrica

Existem normas regulamentadoras de instalação elétrica no Brasil, que devem ser respeitadas pelo eletricista garantindo uma instalação mais segura.

A NR-10, por exemplo, aborda as práticas obrigatórias quanto a distribuição de energia elétrica, a construção e a montagem de um projeto elétrico, a manutenção das instalações elétricas e outras situações relacionadas.

A Famatel tem um conteúdo que fala sobre essa e outras normas, clique aqui e confira.

Conclusão

Vale destacar também que toda instalação, manutenção ou manuseio do quadro deve ser feito usando equipamentos de proteção individuais (EPI ‘s).

E claro, seguindo nossas dicas apresentadas aqui!

Como explicado no texto, quadro geral de distribuição é de extrema importância em uma instalação, assim como o uso de outros produtos que devem ter máxima qualidade, por exemplo, tomadas, painéis e caixas de passagem.

Conheça nossa linha de painéis de disjuntores IP5

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.