4 dicas valiosas para quem construirá uma casa

Capa BlogPost - 6 DICAS VALIOSAS PARA QUEM CONSTRUIRÁ UMA CASA

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Reunimos as principais dicas na construção civil para te orientar antes que você inicie o seu projeto de construção, você consiga analisar com calma as suas opções, e assim ter um bom resultado a longo prazo, sem dores de cabeça. 

Então, papel e caneta na mão, que entraremos no universo da construção civil com dicas valiosas para você construir sua casa. 

Importância de analisar todos os pontos antes de construir uma casa

Analisar todos os pontos antes de iniciar a construção é muito importante para evitar gastos desnecessários, decepções, manutenções antes da hora e mais. 

Afinal, esse é um investimento para a vida inteira e não pode ser feito às pressas, muito menos por quem não sabe o que está fazendo. 

Porém, o que acontece é que muitos “marinheiros de primeira viagem” cometem erros comuns — e por que não aprender com eles?

Também é muito interessante que você pesquise a opinião de outras pessoas que já passaram por essa jornada que você está iniciando para tirar dúvidas do dia a dia, que muitas vezes, só quem passa é que sabe. 

Pergunte sobre sua experiência, aquilo que deu certo e o que deu errado, e faça um balanço para aplicar os aprendizados.

Pontos ao construir uma casa - Blog Famatel Construção Civil

Profissionais essenciais na construção de uma casa

Em um post recente de nosso blog falamos sobre 6 dúvidas frequentes na área de construção civil, e recomendamos que você faça a leitura para complementar o conhecimento presente neste artigo. 

Lá falamos de alguns termos e “jargões” comumente falados, mas pouco conhecidos, e que podem te ajudar a entender melhor esse universo. 

Os profissionais essenciais para a construção de uma casa são:

  • Engenheiro civil;
  • Mestre de obra;
  • Engenheiro eletricista;
  • Eletricista;
  • Arquiteto;
  • Pedreiro e servente de obras;
  • Pintor;
  • Encanador.

Cada um deles tem um papel singular para que tudo funcione bem no dia a dia, e para que as manutenções preventivas aconteçam sem grandes alardes, garantindo a segurança das pessoas que vão morar nessa casa. 

Entretanto, algumas coisas precisam de maior atenção, por isso, vamos exemplificá-las nas 4 dicas valiosas que separamos abaixo:

Contrate um bom engenheiro civil para projetar a sua casa

Destacamos aqui o engenheiro civil por que ele é o responsável por estudar, projetar, estruturar, fiscalizar a construção para a qual ele foi contratado. 

É como se ele fosse o alicerce do projeto. Dessa forma, ele está intrinsecamente ligado a praticamente todas as áreas da construção. 

Ele tem, inclusive, responsabilidade criminal, e precisa se responsabilizar caso ocorra um incêndio ou desabamento, por exemplo. 

Então, vale a pena gastar um tempo escolhendo esse profissional, analisando recomendações e entendendo quem se encaixa melhor na sua necessidade. 

Definitivamente, essa não é uma escolha em que se analisa apenas quem cobra mais barato. 

Além de todas essas responsabilidades citadas, é o engenheiro civil que ajudará a otimizar os gastos da construção da sua casa, e entregar cada detalhe com excelência. 

Equipe de Engenheiros da Construção Civil - Blog Famatel

Escolha um eletricista com boas indicações e não ignore o projeto elétrico

Da mesma maneira, um bom eletricista se faz extremamente necessário, pois ele é responsável por toda a parte elétrica de uma casa. 

É o eletricista que conseguirá instalar uma boa iluminação, os interfones, aparelhos elétricos, luminárias, equipamentos de alarme e muito mais. 

Ele também, em conjunto com o engenheiro civil, criará o melhor projeto elétrico pensando em todas as necessidades do proprietário, e em toda a segurança possível. 

Um bom eletricista consegue otimizar um orçamento, comprando produtos duráveis que ofereçam segurança e prestando um bom serviço. 

Um advogado faz toda a diferença para evitar problemas na construção civil

E talvez você tenha pensado, até aqui, que tudo isso é o óbvio para quem está pensando em construir uma casa. 

Porém, muita gente erra nesses fatores anteriores, e mais ainda nesse: não contratam um advogado para análise de documentos. 

Seja para a compra de um terreno, ou de um imóvel, é muito importante poder contar com o apoio de um advogado para analisar a regularidade – ou a falta dela – em todo o processo de compra, e garantir que não existam problemas futuros, em uma futura venda, por exemplo. 

É muito comum ver histórias de pessoas que não se dedicaram a essa inspeção, sofrendo depois, gastando mais dinheiro, com problemas que poderiam ter sido previstos, se houvesse o apoio de um especialista. 

Tenha uma mão de obra equipada

Tenha uma conversa de alinhamento com a equipe responsável pelo projeto, para entender sobre as ferramentas necessárias e manter a obra equipada, evitando atrasos. 

Um bom engenheiro civil vai se responsabilizar por isso e garantir que essa conversa seja realizada, porém, é importante que você saiba que o “chão de obra”, ou seja, os pedreiros que estarão com a mão na massa, precisarão de coisas específicas para trabalhar, e é sua responsabilidade oferecer. 

É muito comum ver obras atrasadas por conta de detalhes como esses. 

Outro ponto relacionado também é: os materiais básicos para a construção da casa precisam estar na obra no tempo certo para que os profissionais consigam começar e dar andamento ao trabalho sem atrasos. 

Construction GIF - Find & Share on GIPHY

Gostou do conteúdo?

Até aqui você pode observar que existem pontos importantíssimos a serem analisados antes de dar início a uma obra. 

Se você está prestes a construir a sua casa, recomendamos que instrua o seu eletricista a procurar os produtos ideais em nosso site, para garantir a segurança do trabalho. 

Desejamos boa sorte nessa empreitada. Acompanhe nossos outros conteúdos aqui no blog! 

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.