7 pontos que todo eletricista industrial deve-se atentar

Capa 7 pontos que todo eletricista industrial deve-se atentar - Blog Famatel

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Os eletricistas industriais possuem uma grande responsabilidade no mercado elétrico industrial. Eles são responsáveis por cuidar da parte elétrica de empresas e indústrias, locais com grande circulação de pessoas e máquinas.

É muito importante ter o máximo de atenção possível nessas instalações, pois erros podem causar acidentes, e problemas em eletrodomésticos e materiais elétricos. 

Por isso, neste artigo reunimos alguns dos principais erros cometidos por eletricistas industriais e daremos dicas de como evitá-los. 

Continue a leitura para não perder essas recomendações! 

Eletricista industrial trabalhando - Blog Famatel

Os principais riscos dos erros elétricos.

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), até o primeiro semestre de 2020 já haviam sido registrados 741 acidentes com energia elétrica, como choques e incêndios por sobrecarga. 

Desses, mais da metade resultaram em óbito, infelizmente.

Como falamos na introdução, erros elétricos podem causar acidentes sérios para as pessoas que convivem naquele ambiente, assim como fazer com que eletrodomésticos sejam prejudicados e até queimem. 

Essa é uma parte muito importante para manter toda a instalação em ordem, evitar imprevistos no orçamento e também problemas mais sérios que coloque vidas em risco. 

É por esse motivo que existem normas regulamentadoras que estabelecem condições e requisitos mínimos para que as manutenções e projetos elétricos sejam realizados, garantindo a segurança dos trabalhadores e das pessoas que vão conviver nesse local. 

Veja abaixo os principais erros com dicas para não cometê-los no . 

Utilizar materiais de baixa qualidade.

Esse é um ponto muito importante: não dá para escolher o produto mais barato quando estamos falando de materiais elétricos. 

Isso não significa que o preço não deve ser considerado, pelo contrário, analisar orçamentos é muito importante. Mas considerar apenas isso pode ser prejudicial para todo um projeto. 

Eletricistas industriais precisam ser cautelosos com as marcas que escolhem, com a procedência desses produtos, e conferir se os materiais contam com a certificação necessária, e se seguem todas as normas ABNT pré-estabelecidas. 

Bons profissionais têm conhecimento acerca dessas normas. 

Conheça os produtos da Famatel Brasil, temos componentes elétricos para os mais diversos tipos de negócios, tanto nossa linha Home quanto nossa linha Professional podem atender desde construções civis até mesmo grandes indústrias. Conheça nossa linha de produtos clicando aqui.

Linhas de produtos Famatel - Blog Famatel

Sobrecarga elétrica

Esse é outro problema muito comum, mas que deve muito ser evitado. A sobrecarga elétrica pode ter seu início lá no projeto elétrico, quando são atribuídas muitas cargas elétricas para um mesmo circuito elétrico. 

O sinal de que isso está acontecendo é o disjuntor desligar com frequência, ou alguns equipamentos ficarem piscando.

Muitas vezes, quando esse sinal aparece, a primeira ideia é substituir o disjuntor por outro que suporte carga maior, mas isso não é o correto, e a longo prazo, as máquinas podem ser danificadas. 

Portanto, você, eletricista industrial, é responsável por averiguar, ainda na primeira instalação elétrica, se todos os circuitos estão com a quantidade ideal de carga para evitar problemas futuros. 

Caso você seja responsável apenas pelas manutenções, a melhor opção é realocar algum circuito e assim evitar novos problemas futuros. 

Disjuntores incompatíveis com os cabos elétricos.

E isso nos leva a esse ponto: escolher disjuntores que não são compatíveis com cabos elétricos é um dos erros mais graves do eletricista industrial. 

A corrente nominal dos disjuntores precisa ser compatível com a capacidade de condução da corrente e dos cabos de eletricidade. 

Caso isso não aconteça, há risco de curtos circuitos. 

Então, atenção com a compatibilidade dos disjuntores! 

Produtos Famatel - Linha de Tomada Industrial de Bloqueio mecânico Famatel

Não instalar o Diferencial Residual.

O DR, Diferencial Residual é um componente de segurança obrigatório em instalações elétricas. 

Os DR’s precisam ter alta sensibilidade, pois protegem contra choques elétricos. 

Por conta disso, ele também precisa estar em locais úmidos, que estarão em constante contato com a água, como banheiros, cozinhas, lavanderias, piscinas, etc. 

Esse elemento não pode ser ignorado. 

Não seguir as regulamentações ABNT.

As regulamentações ABNT e as Normas Regulamentadoras para o setor elétrico industrial foram criadas, justamente, para proteger o profissional e todas as pessoas que vão passar pelos locais onde está sendo realizada a instalação. 

Aqui no blog temos um artigo dedicado exclusivamente às normas regulamentadoras e você pode conferir clicando aqui. 

Não fazer cursos de atualização do segmento elétrico industrial periodicamente.

Você percebe que o eletricista industrial é um bom profissional quando ele está periodicamente buscando capacitações e atualizações. 

Apesar dessa função profissional ser muito antiga, constantemente surgem novas tecnologias e métodos, e é fundamental se atualizar para oferecer aos clientes o melhor atendimento e soluções eficazes. 

Além disso, máquinas industriais e tudo o que está relacionado à indústria — falando agora especificamente para essa área industrial — também se atualizam. 

Se faz necessário, então, conhecer a respeito de tudo isso para conseguir prestar serviços seguros e eficazes. 

Computer Working GIF - Find & Share on GIPHY

A profissão eletricista industrial. 

O eletricista industrial tem responsabilidades bem específicas e podem atender diferentes demandas no mercado. 

Se você tem interesse em ingressar nesse mercado ou acabou de começar na carreira, recomendamos a leitura do nosso artigo Eletricista industrial: saiba o que faz e como conseguir a certificação que explica passo a passo sobre a profissão. 

Para se tornar um excelente eletricista industrial, é necessário fazer o curso com uma instituição confiável e atualizada. 

Vale lembrar que aprender com pessoas que já estão há mais tempo na área também faz toda a diferença para ganhar experiência e entender detalhes que muitas vezes só a prática passará. 

Então, a nossa dica para você é: não deixe de estudar e seja detalhista no seu trabalho! Assim, você terá sucesso e nunca ficará sem clientes.

Gostou do conteúdo?

Sempre trazemos conteúdos sobre a área de elétrica industrial, dicas para quem trabalha nesse setor, dicas dos melhores produtos e marcas e muito mais. 

Fique ligado para não perder nada! 

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.