Como funciona a energia fotovoltaica

Capa Blog Famatel - Como funciona a energia solar

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

A energia fotovoltaica é a energia obtido através da luz solar e da radiação ultra-violeta, é considerada a energia mais sustentável do mundo.

Através de painéis fotovoltaicos, a luz solar é transformada em eletricidade para residências, comércios e indústrias.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entre os anos de 2018 e 2021 o número de potência instalada desse tipo de energia cresceu quatro vezes em nosso país.

Portanto, é uma excelente oportunidade para empresas da área elétrica, que podem começar a fornecer esse sistema, como também aos eletricistas industriais e residenciais oferecerem sua mão-de-obra para as instalações.

E claro, os consumidores também saem ganhando, pois existem vantagens surpreendentes ao aderir esse tipo de energia.

Neste artigo você poderá compreender o que é energia fotovoltaica, como ela funciona, sua aplicação no meio industrial e as principais vantagens.

Então vamos ao conteúdo!

5 tendencias de energia sustentavel

Leia também: 5 tendências de energia para os próximos anos

O que é energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é uma fonte de energia alternativa e sustentável que utiliza placas solares para captar a radiação UV e transformá-la em energia elétrica.

Quanto mais radiação solar recebida pelo sistema fotovoltaico, mais energia pode ser produzida.

Esse tipo de energia é considerado sustentável, pois usa uma fonte de energia limpa (o sol) e realiza a produção através de um processo fotoquímico, sem emitir poluentes ou substâncias que fazem mal à nossa saúde ou à natureza.

Portanto, esta matriz energética não agride o meio ambiente. Isso é ótimo, não é mesmo?

Tratando sobre meio ambiente e fatores naturais, ao contrário do que muitos pensam, a energia fotovoltaica não deixa de funcionar em dias nublados, afinal ela depende apenas da radiação UV para seu funcionamento.

Isso porque de qualquer forma o sol está disparando radiação ultra-violeta, que continua sendo captada pelos painéis, porém em menor intensidade.

O que determinará a quantidade de energia elétrica produzida é a capacidade e qualidade dos equipamentos.

Portanto, é necessário considerar isso ao escolher a empresa fornecedora de sistemas fotovoltaicos, de maneira que a geração de energia não seja tão prejudicada.

Com isso em mente, a Famatel oferece os painéis de disjuntores de sobreposição ACQUA e ACQUA+, esse equipamento garante a segurança da sua instalação elétrica, possuindo entradas de cabos pré-furadas, amplo espaço interno para montagem, abertura ergonômica para facilitação do uso e fechadura metálica para garantir segurança. As caixas ACQUA e ACQUA+ são perfeitas para montagem de String Box. 

Fabricadas em ABS, os painéis garantem uma resistência superior a outras no mercado, todos os modelos contam com grau de proteção IP65 e grau de impacto IK08, além de oferecer alta resistência a ação do tempo. São 6 modelos com opção de 4 a 72 DIN, perfeitas para aplicação doméstica ou industrial. Clique aqui e conheça.

Tipos de energia fotovoltaica

Existem 3 principais sistemas de energia fotovoltaica: on grid, off grid e híbrido. Todos têm o mesmo objetivo, ou seja, fornecer energia elétrica através da luz solar, mas cada um funciona de uma forma diferente.

Conheça mais sobre cada um desses sistemas abaixo.

  • On grid

No sistema on grid a energia fotovoltaica é conectada à empresa distribuidora de energia elétrica.

Com isso, toda a energia gerada através do sistema fotovoltaico e que não for utilizada pelo próprio imóvel em que está instalada, é enviada para essa empresa, que poderá redistribuir para outras casas.

É aí que está a grande vantagem: essa concessão de energia produzida e que sobrou se transforma em créditos para o consumidor.

Esses créditos são regulamentados por lei e podem ser usados em até 60 dias nas seguintes situações:

  • Abater automaticamente a conta de luz elétrica (caso haja a utilização em dias que a energia fotovoltaica produzida não foi o suficiente);
  • Transferir os créditos recebidos para outro imóvel (mas é preciso estar cadastrado no mesmo CPF);
  • Utilizar os créditos para usar energia elétrica casualmente, como durante a noite, em dias nublados e de chuva ou então ligar o ar-condicionado.
Diagrama de sistema de energia fotovoltaica on grid - Blog Famatel
  • Off grid

No off grid, o sistema fotovoltaico não é conectado à rede elétrica, portanto é independente e não tem relação com nenhuma concessionária de energia.

Mas e quando faltar energia fotovoltaica? Quem suprirá essa demanda se não há como usar energia elétrica como no sistema on grid?

Calma! Não faltará energia para o imóvel, pois o sistema off grid conta com baterias que fazem um armazenamento inteligente de energia excedente durante o dia para uso à noite ou em outras ocasiões.

Por ter essa autonomia e não depender das distribuidoras da rede elétrica, esse sistema é ideal para áreas rurais, tanto em residências quanto indústrias.

Diagrama de sistema fotovoltaica off grid - Blog Famatel
  • Sistema fotovoltaico híbrido

No sistema híbrido se utilizam os métodos dos dois sistemas, o on grid e off grid. Então além de estar conectado com uma rede elétrica, o sistema fotovoltaico também conta com uma bateria para armazenamento.

Dessa forma, se um falhar, o outro pode entrar em ação. Assim a energia nunca será interrompida, graças à integração de sistemas.

Apesar de poder ser usado em residências e comércios, as indústrias podem ser as mais beneficiadas aqui.

Isso porque com seu maquinário trabalhando 24/7 não pode faltar energia para manter tudo funcionando corretamente. E todo minuto conta para a produtividade.

Diagrama de sistema fotovoltaica hibrido - Blog Famatel

Leia também: 10 conceitos de eletricidade que você precisa saber

Capa Blog Post Famatel - 10 Conceitos de eletricidade que você precisa saber

Como funciona a energia fotovoltaica?

Basicamente, a energia fotovoltaica funciona a partir de três etapas: captação, transformação e distribuição. Também é necessário ter um sistema fotovoltaico, composto por painel fotovoltaico, inversor e medidor bidirecional.

Na etapa da captação, o painel ou telha fotovoltaica, instalado em locais estratégicos, capta a luz solar.

É a partir dos materiais desse painel que acontece o efeito fotovoltaico e há a transformação de luz solar em energia elétrica.

O efeito voltaico é quando as partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel solar. A partir disso os elétrons se movimentam e criam a corrente elétrica.

Após isso, temos a última etapa, a distribuição, em que essa corrente elétrica é distribuída para o inversor solar.

É essa peça do sistema que transforma a energia contínua em corrente alternada, distribuída para as tomadas e outros locais onde será consumida.

A diferença entre energia solar e fotovoltaica

Enquanto a energia solar é a luz solar transformada em energia térmica, a energia fotovoltaica produz energia elétrica, também através do sol.

A diferença entre as duas é algo muito comum até mesmo entre os profissionais da eletricidade, isso porque a energia fotovoltaica é um tipo de energia solar.

Calma, vem entender melhor!

A energia solar é toda energia produzida a partir do calor e da luz solar. Existem dois principais tipos de energia solar, ou seja, duas energias diferentes que podem ser produzidas: a energia térmica e a energia fotovoltaica.

A energia solar térmica utiliza o calor do sol para aquecer principalmente a água, sendo muito utilizada em casas para a aquecer a água do chuveiro.

E a energia solar fotovoltaica, como você viu ao longo deste artigo, transforma os raios solares em eletricidade, para fazer equipamentos e máquinas funcionarem.

Agora ficou mais certo perceber a diferença, certo? Então conheça abaixo as vantagens da energia fotovoltaica.

Para a montagem de um sistema de energia fotovoltaica é necessário ter uma base resistente e de qualidade, para isso existem as String Box, um equipamento que protege a instalação fotovoltaica contra surtos e possibilita manobras. Saiba tudo sobre a String Box clicando aqui.

3 vantagens da energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica é benéfica ao meio ambiente, pode valorizar o imóvel com sistema fotovoltaico, garante maior independência da rede elétrica e ainda contribui para o meio ambiente.

Leia mais sobre cada uma dessas vantagens abaixo:

1- Colabora com o meio ambiente

A energia fotovoltaica não polui, pois não utiliza substâncias químicas que prejudicam a natureza, além de ser renovável e inesgotável, já que sua fonte é o sol e seus raios.

E isso contribui positivamente com o meio ambiente. Por isso, esse tipo de energia é o mais sustentável dentre os outros, como a eólica, hídrica e elétrica.

Baby Animals Chicken GIF by ASPCA - Find & Share on GIPHY

via GIPHY

2- Valoriza o imóvel

Os imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais, são mais valorizados pelos compradores no momento da venda. O aumento do preço pode ser entre 3% a 6%, se comparado a imóveis que não possuem painéis fotovoltaicos.

Isso porque enxergam os benefícios de morarem em um local em que produz a própria energia, com valores baixos na conta de luz ou então inexistentes.

Isso também é uma baita oportunidade para quem deseja começar a fornecer e a oferecer instalação de energia fotovoltaica.

Casa com sistema de coleta de solar - Blog Famatel

3- Independência da rede elétrica

Depender apenas da rede elétrica e empresas distribuidoras de energia não é mais um problema ao ter um sistema fotovoltaico.

Assim, quando a rede elétrica falhar por conta de chuvas ou outros inconvenientes, o imóvel ainda terá energia e não ficará na mão.

Essa autonomia e liberdade é bem vantajosa aos olhos dos consumidores, que também podem se livrar das contas de luz caras e taxas abusivas, principalmente em época de bandeira vermelha.

Energia fotovoltaica industrial: é possível?

A energia fotovoltaica em indústrias não apenas é possível como também já é uma realidade.

O consumo de energia que uma indústria necessita para manter seus equipamentos e maquinários em operação, seja qual for o ramo de atuação, é muito alto.

E isso faz com que a conta no final do mês seja alta também.

Por isso, as indústrias vêm buscando formas de reduzir esses custos, e a energia fotovoltaica é uma das soluções.

Nesses ambientes ela funciona da mesma forma que em residências, mas em uma escala muito maior.

Um bom planejamento e projeto elétrico para instalar sistemas fotovoltaicos em indústrias é essencial.

Em seu desenvolvimento podem ser analisados fatores como viabilidade econômica, custo-benefício e retorno sobre o investimento.

Sem se esquecer de definir um sistema que possa suprir a demanda de energia da indústria.

Para isso, contrate um profissional qualificado e não deixe de ler nosso artigo sobre o que é um projeto elétrico e qual a sua importância.
E agora que você já sabe mais sobre a energia fotovoltaica, confira mais conteúdos sobre elétrica industrial em nosso blog. É só clicar aqui para ser direcionado ao Blog da Famatel.

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.