Como funciona a energia fotovoltaica

Capa Blog Famatel - Como funciona a energia solar

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

A energia fotovoltaica é a energia obtido através da luz solar e da radiação ultra-violeta, é considerada a energia mais sustentável do mundo.

Através de painéis fotovoltaicos, a luz solar é transformada em eletricidade para residências, comércios e indústrias.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entre os anos de 2018 e 2021 o número de potência instalada desse tipo de energia cresceu quatro vezes em nosso país.

Portanto, é uma excelente oportunidade para empresas da área elétrica, que podem começar a fornecer esse sistema, como também aos eletricistas industriais e residenciais oferecerem sua mão-de-obra para as instalações.

E claro, os consumidores também saem ganhando, pois existem vantagens surpreendentes ao aderir esse tipo de energia.

Neste artigo você poderá compreender o que é energia fotovoltaica, como ela funciona, sua aplicação no meio industrial e as principais vantagens.

Então vamos ao conteúdo!

5 tendencias de energia sustentavel

Leia também: 5 tendências de energia para os próximos anos

O que é energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é uma fonte de energia alternativa e sustentável que utiliza placas solares para captar a radiação UV e transformá-la em energia elétrica.

Quanto mais radiação solar recebida pelo sistema fotovoltaico, mais energia pode ser produzida.

Esse tipo de energia é considerado sustentável, pois usa uma fonte de energia limpa (o sol) e realiza a produção através de um processo fotoquímico, sem emitir poluentes ou substâncias que fazem mal à nossa saúde ou à natureza.

Portanto, esta matriz energética não agride o meio ambiente. Isso é ótimo, não é mesmo?

Tratando sobre meio ambiente e fatores naturais, ao contrário do que muitos pensam, a energia fotovoltaica não deixa de funcionar em dias nublados, afinal ela depende apenas da radiação UV para seu funcionamento.

Isso porque de qualquer forma o sol está disparando radiação ultra-violeta, que continua sendo captada pelos painéis, porém em menor intensidade.

O que determinará a quantidade de energia elétrica produzida é a capacidade e qualidade dos equipamentos.

Portanto, é necessário considerar isso ao escolher a empresa fornecedora de sistemas fotovoltaicos, de maneira que a geração de energia não seja tão prejudicada.

Com isso em mente, a Famatel oferece os painéis de disjuntores de sobreposição ACQUA e ACQUA+, esse equipamento garante a segurança da sua instalação elétrica, possuindo entradas de cabos pré-furadas, amplo espaço interno para montagem, abertura ergonômica para facilitação do uso e fechadura metálica para garantir segurança. As caixas ACQUA e ACQUA+ são perfeitas para montagem de String Box. 

Fabricadas em ABS, os painéis garantem uma resistência superior a outras no mercado, todos os modelos contam com grau de proteção IP65 e grau de impacto IK08, além de oferecer alta resistência a ação do tempo. São 6 modelos com opção de 4 a 72 DIN, perfeitas para aplicação doméstica ou industrial. Clique aqui e conheça.

Tipos de energia fotovoltaica

Existem 3 principais sistemas de energia fotovoltaica: on grid, off grid e híbrido. Todos têm o mesmo objetivo, ou seja, fornecer energia elétrica através da luz solar, mas cada um funciona de uma forma diferente.

Conheça mais sobre cada um desses sistemas abaixo.

  • On grid

No sistema on grid a energia fotovoltaica é conectada à empresa distribuidora de energia elétrica.

Com isso, toda a energia gerada através do sistema fotovoltaico e que não for utilizada pelo próprio imóvel em que está instalada, é enviada para essa empresa, que poderá redistribuir para outras casas.

É aí que está a grande vantagem: essa concessão de energia produzida e que sobrou se transforma em créditos para o consumidor.

Esses créditos são regulamentados por lei e podem ser usados em até 60 dias nas seguintes situações:

  • Abater automaticamente a conta de luz elétrica (caso haja a utilização em dias que a energia fotovoltaica produzida não foi o suficiente);
  • Transferir os créditos recebidos para outro imóvel (mas é preciso estar cadastrado no mesmo CPF);
  • Utilizar os créditos para usar energia elétrica casualmente, como durante a noite, em dias nublados e de chuva ou então ligar o ar-condicionado.
Diagrama de sistema de energia fotovoltaica on grid - Blog Famatel
  • Off grid

No off grid, o sistema fotovoltaico não é conectado à rede elétrica, portanto é independente e não tem relação com nenhuma concessionária de energia.

Mas e quando faltar energia fotovoltaica? Quem suprirá essa demanda se não há como usar energia elétrica como no sistema on grid?

Calma! Não faltará energia para o imóvel, pois o sistema off grid conta com baterias que fazem um armazenamento inteligente de energia excedente durante o dia para uso à noite ou em outras ocasiões.

Por ter essa autonomia e não depender das distribuidoras da rede elétrica, esse sistema é ideal para áreas rurais, tanto em residências quanto indústrias.

Diagrama de sistema fotovoltaica off grid - Blog Famatel
  • Sistema fotovoltaico híbrido

No sistema híbrido se utilizam os métodos dos dois sistemas, o on grid e off grid. Então além de estar conectado com uma rede elétrica, o sistema fotovoltaico também conta com uma bateria para armazenamento.

Dessa forma, se um falhar, o outro pode entrar em ação. Assim a energia nunca será interrompida, graças à integração de sistemas.

Apesar de poder ser usado em residências e comércios, as indústrias podem ser as mais beneficiadas aqui.

Isso porque com seu maquinário trabalhando 24/7 não pode faltar energia para manter tudo funcionando corretamente. E todo minuto conta para a produtividade.

Diagrama de sistema fotovoltaica hibrido - Blog Famatel

Leia também: 10 conceitos de eletricidade que você precisa saber

Capa Blog Post Famatel - 10 Conceitos de eletricidade que você precisa saber

Como funciona a energia fotovoltaica?

Basicamente, a energia fotovoltaica funciona a partir de três etapas: captação, transformação e distribuição. Também é necessário ter um sistema fotovoltaico, composto por painel fotovoltaico, inversor e medidor bidirecional.

Na etapa da captação, o painel ou telha fotovoltaica, instalado em locais estratégicos, capta a luz solar.

É a partir dos materiais desse painel que acontece o efeito fotovoltaico e há a transformação de luz solar em energia elétrica.

O efeito voltaico é quando as partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel solar. A partir disso os elétrons se movimentam e criam a corrente elétrica.

Após isso, temos a última etapa, a distribuição, em que essa corrente elétrica é distribuída para o inversor solar.

É essa peça do sistema que transforma a energia contínua em corrente alternada, distribuída para as tomadas e outros locais onde será consumida.

A diferença entre energia solar e fotovoltaica

Enquanto a energia solar é a luz solar transformada em energia térmica, a energia fotovoltaica produz energia elétrica, também através do sol.

A diferença entre as duas é algo muito comum até mesmo entre os profissionais da eletricidade, isso porque a energia fotovoltaica é um tipo de energia solar.

Calma, vem entender melhor!

A energia solar é toda energia produzida a partir do calor e da luz solar. Existem dois principais tipos de energia solar, ou seja, duas energias diferentes que podem ser produzidas: a energia térmica e a energia fotovoltaica.

A energia solar térmica utiliza o calor do sol para aquecer principalmente a água, sendo muito utilizada em casas para a aquecer a água do chuveiro.

E a energia solar fotovoltaica, como você viu ao longo deste artigo, transforma os raios solares em eletricidade, para fazer equipamentos e máquinas funcionarem.

Agora ficou mais certo perceber a diferença, certo? Então conheça abaixo as vantagens da energia fotovoltaica.

Para a montagem de um sistema de energia fotovoltaica é necessário ter uma base resistente e de qualidade, para isso existem as String Box, um equipamento que protege a instalação fotovoltaica contra surtos e possibilita manobras. Saiba tudo sobre a String Box clicando aqui.

3 vantagens da energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica é benéfica ao meio ambiente, pode valorizar o imóvel com sistema fotovoltaico, garante maior independência da rede elétrica e ainda contribui para o meio ambiente.

Leia mais sobre cada uma dessas vantagens abaixo:

1- Colabora com o meio ambiente

A energia fotovoltaica não polui, pois não utiliza substâncias químicas que prejudicam a natureza, além de ser renovável e inesgotável, já que sua fonte é o sol e seus raios.

E isso contribui positivamente com o meio ambiente. Por isso, esse tipo de energia é o mais sustentável dentre os outros, como a eólica, hídrica e elétrica.

Baby Animals Chicken GIF by ASPCA - Find & Share on GIPHY

via GIPHY

2- Valoriza o imóvel

Os imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais, são mais valorizados pelos compradores no momento da venda. O aumento do preço pode ser entre 3% a 6%, se comparado a imóveis que não possuem painéis fotovoltaicos.

Isso porque enxergam os benefícios de morarem em um local em que produz a própria energia, com valores baixos na conta de luz ou então inexistentes.

Isso também é uma baita oportunidade para quem deseja começar a fornecer e a oferecer instalação de energia fotovoltaica.

Casa com sistema de coleta de solar - Blog Famatel

3- Independência da rede elétrica

Depender apenas da rede elétrica e empresas distribuidoras de energia não é mais um problema ao ter um sistema fotovoltaico.

Assim, quando a rede elétrica falhar por conta de chuvas ou outros inconvenientes, o imóvel ainda terá energia e não ficará na mão.

Essa autonomia e liberdade é bem vantajosa aos olhos dos consumidores, que também podem se livrar das contas de luz caras e taxas abusivas, principalmente em época de bandeira vermelha.

Energia fotovoltaica industrial: é possível?

A energia fotovoltaica em indústrias não apenas é possível como também já é uma realidade.

O consumo de energia que uma indústria necessita para manter seus equipamentos e maquinários em operação, seja qual for o ramo de atuação, é muito alto.

E isso faz com que a conta no final do mês seja alta também.

Por isso, as indústrias vêm buscando formas de reduzir esses custos, e a energia fotovoltaica é uma das soluções.

Nesses ambientes ela funciona da mesma forma que em residências, mas em uma escala muito maior.

Um bom planejamento e projeto elétrico para instalar sistemas fotovoltaicos em indústrias é essencial.

Em seu desenvolvimento podem ser analisados fatores como viabilidade econômica, custo-benefício e retorno sobre o investimento.

Sem se esquecer de definir um sistema que possa suprir a demanda de energia da indústria.

Para isso, contrate um profissional qualificado e não deixe de ler nosso artigo sobre o que é um projeto elétrico e qual a sua importância.
E agora que você já sabe mais sobre a energia fotovoltaica, confira mais conteúdos sobre elétrica industrial em nosso blog. É só clicar aqui para ser direcionado ao Blog da Famatel.

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Os comentários estão desativados.

Valorizamos sua privacidade

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir anúncios ou conteúdos personalizados e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de cookies.