5 pontos que indicam que sua instalação elétrica precisa de manutenção

Capa blog Famatel - 5 Pontos que indicam que sua instalação elétrica precisa de manutenção

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Que a manutenção elétrica é importante você já sabe. 

Mas você conhece melhor momento para realizar essa manutenção?

Neste artigo vamos te mostrar alguns sinais que indicam que a instalação elétrica da sua empresa está precisando de uma manutenção, a importância dessa manutenção, e alguns outros pontos essenciais que você precisa saber para não ter surpresas desagradáveis. 

Boa leitura!

Importância da manutenção elétrica preventiva

Antes de falar sobre os principais sinais de que sua empresa precisa de uma manutenção elétrica, precisamos destacar um ponto importante. 

A manutenção preventiva é essencial, pois garante maior economia e se faz necessária em uma estrutura predial. 

Apesar de não existir um prazo padrão pré-determinado para a realização dessas manutenções regulares, o item 8.1 da NBR 5410 diz que:

“A periodicidade da manutenção deve ser adequada a cada tipo de instalação. Por exemplo, essa periodicidade deve ser tanto menor quanto maior a complexidade da instalação, a quantidade e diversidade de equipamentos), sua importância para as atividades desenvolvidas no local e a severidade das influências externas a que está sujeita”.

Ou seja, a sua empresa precisa contar com um profissional eletricista de confiança para determinar um prazo saudável para as realizações de manutenções elétricas preventivas, sempre considerando todos os componentes do local. 

Engenheiro eletricista usando um multímetro para testar a instalação elétrica e a força da corrente.

Por que manutenções elétricas preventivas são indispensáveis?

Principalmente por ser um fator programável em seu orçamento, ajuda a evitar surpresas desagradáveis — como a paralisação de uma linha de produção — aconteçam quando menos se espera. 

Assim é possível, identificar problemas simples antes que se tornem maiores. 

Isso garante que trocas de fiações e outros componentes sejam feitas em tempo hábil sem deixar que toda a estrutura se comprometa. 

Além disso, as manutenções elétricas preventivas contribuem para evitar um gasto imprevisto com componentes elétricos, que podem atrapalhar o fluxo de trabalho da sua empresa.

5 indicadores de que sua empresa precisa de manutenção elétrica

Agora vamos às dicas. É hora de abrir os olhos e identificar os detalhes dos sinais que sua empresa pode estar apresentando, indicando ser a hora da manutenção elétrica! 

Veja a seguir:

Acompanhe o valor da conta de energia

Fazer o acompanhamento do valor e das bandeiras da conta de energia é mais que redução dos custos. 

É uma forma de verificar que tudo está nos conformes! 

Isso porque, se de repente, a conta de energia da sua empresa aumenta o valor sem ter havido mudança no consumo, é sinal que algo está errado. 

Pode ser por uma questão de mudança de bandeira tarifária, que altera conforme a estação do ano e da capacidade de distribuição das usinas hidrelétricas. 

Mas também pode ser sinal de que existe no espaço algum eletroeletrônico danificado, fiação com problemas, ou outro componente elétrico que está absorvendo mais energia do que o necessário por algum defeito. 

Só a manutenção elétrica dirá o que de fato está acontecendo. 

Equipamentos que não performam tão bem quanto antes

E isso nos leva a um segundo sinal: equipamentos e máquinas que não funcionam tão bem quanto antes, mesmo estando dentro do seu prazo normal de utilização. 

Por exemplo: ar condicionado que não gela tanto mesmo em baixas temperaturas, geladeira que não está como antes ou até mesmo uma máquina de solda que apresente variações em seu desempenho

Especialmente se a sua empresa fica em um complexo predial com muitas máquinas, é importante estar atento a isso. 

Alguns desses aparelhos consomem muita energia e podem não ser compatíveis com o seu projeto elétrico, ou não estão recebendo a energia necessária para funcionar. 

Quedas de energia sem motivo aparente

Este é outro ponto que exige atenção: quedas de energia recorrentes e sem motivo aparente mostram que algo está errado na fiação e que é preciso fazer uma manutenção elétrica. 

Como citado anteriormente, alguns equipamentos podem exigir muita demanda de energia e acabar superaquecendo o circuito elétrico. 

Dessa forma, o disjuntor desarma para a segurança elétrica predial, mas é um sinal de que algo ali nos componentes não está normal. 

Muito tempo sem manutenção preventiva

Você não tem ideia de quando foi realizada a última manutenção na sua empresa? Esse não é um bom sinal. 

As visitas técnicas são essenciais para identificação de possíveis problemas antes que eles aconteçam. 

Um bom profissional pode agendar essas visitas logo após a realização do projeto elétrico, já que ele compreende a complexidade dessa instalação e todos os recursos e componentes necessários para que tudo funcione bem. 

Temos um post aqui no blog falando sobre projeto elétrico e você pode conferir clicando aqui. 

O que é um projeto elétrico Famatel Brasil

Tomadas esquentando e cheiro de queimado

Aqui o sinal já é bem claro: passou da hora de fazer manutenção elétrica na sua empresa!

As tomadas podem superaquecer e até derreter os componentes de plástico e levantar um cheiro de queimado no ar. 

É sinal de perigo e é importante chamar o eletricista ou responsável pela manutenção quanto antes para ser feita a substituição daquele material.

Pode parecer algo simples, mas as tomadas são componentes elétricos triviais para o bom funcionamento e saúde de uma empresa, afinal são elas que mantém uma máquina ou equipamento em pleno funcionamento.

A linha de tomadas industriais SPEED PRO da FAMATEL fornecem a segurança que a indústria moderna tem exigido. As tomadas SPEED PRO são fabricadas em ABS e Poliamida 6, materiais resistentes a até 650 °C, livre de halogênio, evitando a propagação de gases tóxicos e nocivos à saúde humana em caso de um superaquecimento.

Tomada linha SPEED PRO da Famatel

Contrate um eletricista de confiança para manutenção da instalação elétrica

Dica bônus que é de extrema importância: contratar um profissional de confiança fará toda a diferença para que a manutenção elétrica da sua empresa seja bem feita, e todos os pontos necessários sejam observados com precisão. 

Como falamos nos tópicos anteriores, é interessante que todos esses cuidados tenham início ainda no projeto elétrico, para nada passar despercebido e assim toda a estrutura elétrica tenha qualidade e segurança. 

Gostou do conteúdo?

Por meio deste artigo você pode perceber em detalhes o quanto é importante manter a estrutura elétrica da sua empresa vistoriada e com as manutenções em dia para a segurança das profissionais e que as máquinas estejam em pleno funcionamento. 

Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as dicas do universo da elétrica!

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.