O que você deve se atentar em uma instalação elétrica em canteiro de obras

Canteiro de obras Famatel Brasil

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Você sabe como fazer instalações elétricas provisórias em um canteiro de obras? A correta instalação é imprescindível para evitar acidentes de trabalho e perda de produtividade.

Diante disso, fizemos este texto para explicar o que é a instalação do canteiro de obras, quais as principais alterações da nova Portaria e como sua equipe pode proceder.

Canteiro de obras Famatel Brasil

Para que servem as instalações provisórias na construção civil?

As instalações provisórias em canteiros de obras são instalações feitas conforme as normas regulamentadoras, para assim, garantir os direitos e a segurança dos trabalhadores.

Essas instalações permitem a execução da obra de forma segura, ou seja, possibilitam a utilização de ferramentas sem necessitar de improvisos. Isso, no longo prazo, representa uma economia na correção de erros e evitando acidentes de trabalho. 

Nesse sentido, os principais fatores que devem ser previamente analisados são o projeto hidráulico provisório e a projeto elétrico provisório.

Tudo isso deve ser analisado para que a instalação do canteiro de obras siga em segurança.

Para facilitar as instalações de canteiro de obra provisórias citadas anteriormente, é muito comum a utilização de painéis de tomadas, também conhecidos como robôs de canteiro de obra. 

Estes equipamentos podem ser confeccionados a partir da união da linha ACQUA COMBI com as tomadas SPEED PRO que somam mais de 200 opções.

Painel de sobrepor Acqua COMBI 2

➔ ORÇAMENTO: Faça AGORA um orçamento especial da LINHA ACQUA COMBI.

Instalações elétricas provisórias

Apesar do nome, as instalações elétricas provisórias são aquelas criadas para manter a rotina dos funcionários, haja vista que, no local, ainda não há nada construído.

Como há bastante água e poeira envolvidos no processo, é extremamente importante a utilização de componentes elétricos com elevado grau de proteção IP e grau de resistência IK para garantir a proteção de quem trabalha no canteiro.

Encontre tudo que você precisa saber sobre Grau de Proteção IP e Grau de Resistência IK, clicando aqui.

Blog Famatel Brasil

Somente assim é possível fazer a ligação segura de ferramentas elétricas, mesmo que ainda não haja instalações elétricas definitivas.

Dentre os muitos cuidados a serem tomados, podemos destacar o equipamento de segurança DR – Diferencial Residual, que possui a função de proteger o operador de possíveis choques elétricos.

Pois, a eletricidade pode causar acidentes em construções de qualquer porte. 

Em 2019, foram registrados mais de 30 acidentes fatais em construções civis brasileiras decorrentes de problemas elétricos, segundo dados da Abracopel.

Dentre os principais responsáveis pelo índice de acidentes em instalações elétricas nos canteiros de obras, podemos citar, a não utilização de componentes elétricos de qualidade ou inadequados, além da ausência dos devidos equipamentos de proteção individual (EPI).

Para evitar essas situações, você e sua equipe devem fazer o uso do EPI e a realização de cursos relacionados a segurança do trabalho e as Normas Regulamentadoras para segurança do trabalho.

Trabalho em equipe pra proteção

Como fazer instalações elétricas provisórias em canteiros de obras?

Agora, vamos te mostrar algumas boas práticas para montar as instalações elétricas de maneira segura:

Cabos aéreos

Os cabos aéreos devem ser de qualidade e proteger contra curtos-circuitos confeccionados principalmente em material livre de halogênio. Além disso, eles devem ser flexíveis e possuir uma camada externa adicional de um material isolante.

Cabeamento aéreo enrolado de 5mm

Cabos subterrâneos

Os cabos subterrâneos devem corresponder e resistir à carga esperada. Eles devem garantir a proteção contra a corrente que por eles passam, além de serem instalados de maneira que evitem obstruir a passagem de encanamento e outros cabos que passam por perto.

Cabeamento subterrâneo em canteiro de obras

Cabeamento de distribuição

Para o cabeamento de distribuição, é recomendado a utilização de cabos feitos em material livre de halogênio, pois assim garantem a segurança do ambiente contra riscos de incêndio.

Quadros de distribuição

Os quadros de distribuição devem seguir alguns parâmetros. 

Primeiramente, eles precisam oferecer proteção contra penetração de partículas sólidas e líquidas, além de uma boa resistência à ação do tempo, salinidade e outros agentes externos. É uma boa prática estar localizado em armários ou outros locais seguros sem interferência externa.

Também é importante que cada circuito elétrico seja identificado e rotulado, com identificação em diagrama do circuito em cada parte dele.

Conheça os tipos de Painéis Elétricos Industriais que podem ser aplicados na construção civil e outros mais.

Blog Famatel Brasil
Quadro de comando Magna

Iluminação

De maneira geral, todas as lâmpadas da construção civil devem ser resistentes às interferências de um canteiro de obras. Essas lâmpadas também precisam garantir iluminação suficiente para que o trabalho seja realizado corretamente e em boas condições pelos funcionários.

Iluminação de canteiro de obras

Acessórios

Você também usará alguns acessórios importantes nas instalações elétricas provisórias.

Os porta-lâmpadas, por exemplo, devem ser de um material resistente. Você também poderá usar lâmpadas elétricas com tampa de rosca como parte do circuito elétrico.

Outros acessórios ainda ajudam a instalação elétrica, mas é importante ressaltar que eles só são úteis quando realmente apresentam um material de qualidade.

Plugues e tomadas

Os plugues e tomadas devem conter grau de proteção IP67 para oferecer proteção contra penetração de partículas líquidas e sólidas presentes no ambiente de trabalho. Conte com um especialista para o cálculo e dimensionamento da instalação elétrica que será necessária. 

Tomada Speed PRO Famatel Brasil

➔ORÇAMENTO: Faça AGORA um orçamento da linha de tomadas e plugues industriais SPEED PRO.

Materiais para realizar instalações elétricas no canteiro de obras

Primeiramente, use o Diferencial Residual, dispositivo que protege pessoas e animais contra choques elétricos.

Além disso, faça aterramentos temporários e permanentes, além da conexão dos eletrodos. Dessa maneira, há a garantia que eles não sejam corroídos durante o trabalho.

Outros materiais usados são fitas isolantes, invólucros, eletrodos, calhas e placas de sinalização.

Por fim, não esqueça de disponibilizar todos os EPIs necessários aos seus funcionários, além de disponibilizar extintores.

Conclusão

Para fazer instalações elétricas provisórias em canteiros de obras é necessário seguir as normas brasileiras relacionadas a este tipo de instalação. Além de se atentar as boas práticas citadas neste artigo.

Todas as mudanças buscam proteger os funcionários e todo o ambiente da instalação elétrica.

Diante disso, não se esqueça de seguir todas as normas descritas e de colocar corretamente o Quadro de Distribuição dos circuitos.

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.