O que você precisa analisar antes de comprar tomadas industriais.

o que analisar antes de comprar tomadas industriais

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Tomadas são acessórios essenciais na indústria. Em resumo, elas permitem que máquinas e outros aparelhos funcionem continuamente e em segurança. 

Tão importante quanto as tomadas são os plugues. Na linguagem elétrica, tomadas são fêmeas e plugues são machos, pois eles possuem os pinos que serão encaixados nas tomadas.

Ainda vale destacar, haver diferentes categorias de tomadas industriais, como móveis, de embutir, de sobrepor e de bloqueio mecânico. 

Abordaremos esses temas ao longo deste texto. Assim, continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto.

O que é uma tomada industrial?

Tomadas industriais funcionam de forma semelhante às tomadas domésticas. Contudo, elas são projetadas para suportar maiores tensões e correntes decorrentes do uso de máquinas industriais em geral.

Além disso, o encaixe da tomada industrial deve ser de pressão, por intercambialidade. Usualmente, seu material precisa ser termoplásticos ABS, resistente a impactos, para evitar acidentes, falhas e perdas de produção, além de serem livre de halogênio, para, em casos de aquecimento não liberarem gases inflamáveis.

Outra característica deste acessório é a necessidade de mostrar visualmente suas especificações técnicas, conforme exige as normas.

As tomadas industriais também são projetadas para garantir uma rápida e fácil manutenção. Isso impede que máquinas fiquem paradas por muito tempo.

Diante de tudo isso, no momento de comprar o equipamento correto, é importante adquirir um produto de qualidade.

Quantidade de pinos

Existem tomadas com diferentes quantidades de pinos, as mais comuns são as tomadas industriais de 3 pinos. Mas, nesse caso, sua utilização dependerá do equipamento que a tomada será aplicada.

Você pode encontrar a tomada 2P+T, com dois pinos de fase e um de terra, ou tomadas 3P+T, com três pinos de fase e um terra.

Por fim, há a tomada 3P+T, com três pinos de fase, um terra e opções com pino Neutro, como por exemplo, 3P+T+N.

Lembrando que, em casos de correntes de 63A ou 125A, é comum encontrar-se pino piloto para encaixa do plugue nas tomadas.

Cores e tamanhos

A cor das tomadas e plugues depende da tensão nominal máxima exigida. Ela pode ser rosa, amarela, azul, vermelha e preta.

Código de cores padronizado

A mais comum de se encontrar é a tomada azul para tensões até 230V e a vermelha que suporta até 400V.

Em suma, as cores ajudam a evitar erros, por segurança. O tamanho dos plugues e tomadas também difere conforme a corrente nominal suportada por cada componente, confira a baixo. 

Plugue industriais de 16A

Plugue industrial Speed PRO13200

Tomadas industriais 32A

Tomada Industrial Speed Pro 24200

Tomadas industriais 63A

Tomada Industrial IP67 63A 24305

Tomadas industriais 125A

Tomada Speed PRO FAMATEL IP67

Tampas de proteção

A tampa protege as tomadas enquanto não estão em utilização, evitando o acúmulo de partículas e líquidos, o formato e o nível de proteção vária de acordo com seu grau de proteção (IP).

Por exemplo, no caso de IP44, a tampa atua apenas como uma sobreposição, enquanto no IP67, há uma proteção por um anel de borracha que veda a área de contato, evitando a penetração de partículas liquidas e sólidas.

“Saiba tudo que você precisa saber sobre graus de proteção IP e IK.”

Grau de proteção IP e Grau de resistência IK

Tomada com bloqueio mecânico

Tomada com bloqueio mecânico Speed PRO

Elas costumam ser utilizadas para ligar e desligar máquinas específicas e essenciais para a operação industrial. Por isso, este equipamento conta com proteção por cadeado para que apenas funcionários autorizados as acessem.

Dessa forma, as tomadas com bloqueio mecânico podem ser de embutir ou de sobreposição que possuem: chave para desligamento de energia, podendo conter ou não um disjuntor. Sua aplicação pode ser feita tanto em painéis de tomadas ou robôs de canteiros, quanto em paredes ou outras superfícies.

Faça orçamento direto com a fabricante.

Benefícios dos plugues e tomadas industriais Famatel Speed PRO

Tomada industrial Speed PRO

As tomadas e plugues são a linha de frente de uma instalação elétrica, são elas que permitem o pleno funcionamento de máquinas, em geral.

É importante atentar-se à aquisição de componentes de alta qualidade para evitar gastos futuros com manutenções. Por tanto, verifique o indicie de resistência das tomadas e plugues que está adquirindo, opte sempre por aqueles com IK igual ou superior a 08, oferecendo maior resistência a impactos.

100% da linha SPEED PRO da FAMATEL, conta com IK08 graças a sua matéria-prima, fabricadas em Poliamida 6 e termoplástico ABS

A agilidade da montagem de plugues e tomadas, também é um grande diferencial da linha, graças ao sistema de abertura de saque rápido da parte superior dos plugues e tomadas, assim, permite a abertura do corpo da tomada e conexão dos cabos de energia através de parafusos.

Além disso, as tomadas industriais também são fabricadas segundo a norma internacional NBR IEC 60309. Assim, todas as tomadas e plugues SPEED PRO FAMATEL são compatíveis com outras marcas que sigam a mesma norma.

Problemas que podem ocorrer durante a instalação de tomadas industriais

Recomendamos que certos cuidados sejam tomados durante a instalação das tomadas industriais para evitar falhas e problemas decorrentes disso.

O principal fator que evita problemas decorrentes da instalação de tomadas, é o planejamento e elaboração de uma instalação elétrica adequada, através dela é possível definir as especificações técnicas (corrente nominal e tensão de utilização), quantidade de tomadas necessárias, o grau de proteção necessário para o ambiente.

“Leia aqui boas práticas sobre instalações elétricas industriais.“

5 Dicas para fazer uma instalação elétrica segura

Uma falha da instalação que ocorre é não apertar corretamente os parafusos dos terminais, o que pode causar aquecimento.

Portanto, preste atenção em todos esses pontos e certifique que a instalação esteja segura.

Como escolher o conector industrial correto?

Escolher o conector industrial correto é uma responsabilidade que envolve pensar no bem-estar das equipes que irão trabalhar com determinadas máquinas. 

De maneira geral, seguem algumas características as quais você deve ter atenção no momento de escolher o melhor conector:

  • Corrente nominal que será utilizada;
  • Forma de aplicação (embutida, sobreposta ou solta);
  • Número de postes e fios em operação;
  • Grau IP;
  • Frequência;
  • Tensão nominal;
  • Grau de resistência.

Conclusão

Os plugues e tomadas industriais devem ser utilizados para suportarem altas tensões e permitirem que máquinas e equipamentos sejam utilizados corretamente, sem pausas ou falhas.

Existem diferentes tipos de conectores, como tomada industrial de sobrepor, de embutir e móvel, por exemplo. Além disso, cada modelo também tem uma cor e quantidade de pinos de acordo com suas características técnicas.

Mesmo assim, um dos produtos mais comuns é a tomada industrial de 3 pinos, nas cores azul ou vermelha, dependendo da tensão utilizada.

Diante de tudo isso, analise os requisitos de instalação que você precisa para decidir qual é o melhor conector a comprar, considerando o custo-benefício de cada plugue e tomada industrial.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tomada Speed PRO

CADASTRO DE PESSOA JURÍDICA PARA COMPRAS FATURADAS

Cadastre a sua empresa em nosso formulário para ter acesso a preços e condições de pagamento exclusivas.

Icone Famatel Global

Nosso site utiliza cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.