8 erros para evitar quando comprar material elétrico industrial

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Os cuidados com as instalações elétricas, sejam domésticas ou indústrias vão desde a instalação até a manutenção, incluindo também a escolha certa do material elétrico.

Qualquer decisão errada pode causar prejuízos financeiros e/ou ocasionar em acidentes elétricos como curto-circuitos e incêndios.

Diante disso, saber quais são os erros mais comuns na compra de materiais vai te ajudar a efetuar as melhores escolhas possíveis, garantindo que sua instalação elétrica seja segura e siga as normas técnicas do país.

Por isso, leia este artigo antes de comprar seus materiais elétricos industriais.

Acompanhe a leitura!

Leia também: 10 dicas para reduzir o consumo de energia em grandes empresas.

Capa do Blog post 10 dicas para reduzir o consumo de energia em grandes empresas

Não planejar as compras do material elétrico

A compra de materiais elétricos industriais sem um planejamento pode levar ao erro, seja na quantidade ou no material.

Por isso, antes de fazer o pedido, liste todos os produtos que você precisa adquirir, com a respectiva quantidade.

Além disso, busque saber mais detalhes dos materiais através de buscas na internet ou visita a lojas especializadas (conheça os principais distribuidores Famatel no Brasil), conferir qual tem melhor durabilidade e desempenho, se adequando às suas necessidades.

Esquecer de conferir se o material elétrico industrial é certificado

Não conferir se o material tem certificação para atuar na sua necessidade, é definitivamente um dos maiores erros que você pode cometer. (Conheça as normas e padrões de testes da Famatel)

Afinal, você pode colocar em risco a segurança da indústria e todos os profissionais ali presentes.

Isso porque um material não certificado pode não atender às normas técnicas vigentes, podendo causar curto-circuito, choques, entre outros acidentes elétricos industriais.

Portanto, no momento da compra, confira se o material tem o selo de autorização do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), ou outros certificados internacionais.

Este órgão garante que determinado produto ou peça foi fabricado seguindo as exigências da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Na dúvida, pergunte ao vendedor ou entre em contato com a empresa fabricante do material elétrico industrial.

Infelicidade com a compra de um produto - Blog Famatel
Experiência ruim com produto

Comprar material elétrico de baixa capacidade

A capacidade elétrica dos materiais que serão utilizados em uma casa difere dos industriais.

Isso porque as indústrias têm maior consumo de energia, com máquinas potentes ativas o tempo todo.

Além de necessitarem de maior resistência dos materiais, para evitar acidentes elétricos.

Sendo assim, busque por opções que condizem com as necessidades do seu projeto.

Mesmo que você tenha um conhecimento básico sobre a área elétrica industrial, ainda sim, é essencial pedir orientação para quem é especializado.

Um profissional que poderá te ajudar na realização desta tarefa, é o eletricista industrial.

Para tirar dúvidas, é importante contar com um atendimento especializado da empresa de quem está comprando, nós da Famatel, oferecemos suporte online especializado para sanar suas dúvidas e você efetuar a melhor escolha, seguindo as necessidades do seu projeto.

Vale ressaltar que, todos os parceiros e distribuidores de produtos Famatel recebem o treinamento especializado para sanar as dúvidas que o cliente possui. 

Conector pegando fogo após má utilização -  Blog Famatel
Conector pegando fogo

Optar pelo preço e não pela qualidade

Entendemos que preços baixos parecem mais atraentes. Mas cuidado, pois o barato pode sair caro.

Todo cuidado é pouco na compra de material elétrico industrial, inclusive é fundamental estar atento aos valores. O valor agregado de uma empresa que oferece componentes elétricos de alta qualidade, se dá desde o atendimento das dúvidas até o acabamento do produto final.

Desconfie de preços muito baixos quando comparados a outras marcas, pois a qualidade pode ser inferior. 

Outro motivo para um material ser barato é não possuir os selos e certificações nacionais e internacionais de qualidade, aquele que falamos mais acima, então não se esqueça de conferir.

Ou seja, não confie apenas pelo preço ser mais alto! É necessário analisar com cuidado. 

Diante disso, busque pela qualidade oferecida pelos produtos, além da durabilidade, garantia e se é uma marca confiável e reconhecida no mercado.

Apesar do alto investimento, lembre-se que você precisará efetuar a troca só após um longo tempo, já que materiais elétricos de qualidade duram mais e são mais propensos a não apresentarem falhas e outros problemas ao longo do uso.

Não seguir o projeto elétrico industrial

O projeto elétrico industrial direciona, no momento da construção, onde há necessidade de fios, painéis, fontes de energia, entre outros.

Mas não só isso. É no projeto que o profissional responsável define quais materiais devem ser utilizados.

Não seguir essas recomendações, comprando aqueles que não são próprios para determinada função, é um erro que pode desencadear em acidentes, falhas no curto prazo e muito prejuízo para a empresa. 

Optar pelos cabos desbitolados

Os cabos desbitolados não atendem às exigências e normas para garantir a segurança do local.

O motivo é que esses cabos possuem menos cobre que o necessário, e isso é prejudicial, pois, quando em baixa quantidade, a energia não é conduzida corretamente, podendo causar incêndios na instalação.

Cabos desbitolados - Blog Famatel
Cabos desbitolados

Comprar material elétrico que gere alto consumo de energia

Esse erro afeta diretamente o seu bolso, pois alguns materiais consomem muita energia, aumentando consideravelmente a sua conta de energia elétrica.

Por isso, opte por aqueles com baixo consumo. Inclusive, eles podem até mesmo ajudar o meio-ambiente, sustentáveis e econômicos.

Materiais elétricos que não podem faltar na sua instalação

Agora que você já conheceu os principais erros, vamos te ajudar mostrando alguns materiais elétricos de qualidade que podem ajudar a enriquecer a sua compra. 

Confira:

Todos os materiais acima devem ser específicos para o uso industrial, por terem maior resistência elétrica, e devem ser comprados conforme o ambiente em que serão utilizados, corrente e tensão que serão submetidos.

Ao comprar esses produtos, seguindo as dicas apresentadas aqui, siga também as normas para proteger o local, os trabalhadores e outras pessoas que convivem nas proximidades do ambiente industrial.

Se precisar de mais informações, temos um artigo perfeito para conferir dicas mais detalhadas sobre as principais normas de instalação elétrica, basta clicar aqui.

Painéis de tomadas industriais ACQUA COMBI - Blog Famatel
Painéis de tomadas industriais ACQUA COMBI

Conclusão

Como você pode observar neste post, os erros mais cometidos podem ser evitados para prevenir acidentes elétricos nas instalações e ambientes industriais.

Nosso desejo é que esse artigo te ajude a tomar as melhores decisões de material elétrico industrial.

Para conferir outras dicas, informações e boas práticas sobre instalação elétrica, acesse o Blog da Famatel com diversos conteúdos desenvolvidos pelo nosso time de especialistas.

Até mais!

Inscreva-se em nosso blog!
Fique por dentro de todas as novidades

Mais artigos do blog Famatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.